conecte-se conosco

Coronavírus

Guaratuba inicia vacinação infantil contra a Covid-19 com alunos da APAE

Lorenzo Gaspar Ramos, de cinco anos, foi o primeiro vacinado do município

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Na quarta-feira, 19, a Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o início da vacinação de crianças de cinco a 11 anos com comorbidades ou deficiências permanentes, aplicando as primeiras doses em alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Guaratuba. O primeiro imunizado foi Lorenzo Gaspar Ramos, de cinco anos, estudante da educação infantil municipal e da APAE, que esteve na Central de Vacinas junto à sua mãe, Priscila Ramos, que expressou a expectativa e esperança com a vacinação.

A Central de Vacinas, localizada no ginásio de esportes do Parque Municipal no bairro Piçarras, está sendo o ponto central da imunização infantil e da vacinação geral contra a Covid-19, algo que foi retomado na quarta-feira, 19, visto o aumento na demanda na procura das doses, tanto para crianças, quanto para adultos e adolescentes, com aplicação da primeira, segunda e terceira dose. O espaço funciona das 8h às 11h30 e das 13h às 18h de segunda à sexta-feira. Além disso, o agendamento prévio da vacinação contra a Covid-19 por meio do site http://vacinas.guaratuba.pr.gov.br para todas as doses retornou ao funcionamento nesta semana.

O município explica que o primeiro lote de vacinas recebido pelo município para a faixa etária de 5 a 11 foi destinado para crianças com comorbidades ou deficiências permanentes. Segundo o prefeito Roberto Justus, a vacinação pediátrica é iniciada com um percentual de imunização adulta contra o Coronavírus alto. “Isso traz muita esperança e tem convicção que vamos chegar ao final da pandemia por conta da vacinação”. O gestor fez questão de agradecer a equipe da Saúde, que está se dedicando à imunização contra a Covid-19 de toda a população, prezando pela vida e proteção das pessoas.

3,5 mil crianças vacinadas até março

Prefeito Roberto Justus afirma que vacinação é essencial para o final da pandemia (Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação)

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, Guaratuba deve vacinar 3,5 mil crianças contra a Covid-19 até março, com priorização das que estão devidamente matriculadas na rede municipal ou particular de ensino do município. “As doses foram enviadas por meio dos dados de população do IBGE, não sendo possível atender turistas e veranistas neste momento. As escolas enviaram lista nominal de todos os seus alunos e somente serão agendadas as crianças que estiverem nesta lista”, detalha.

“Os responsáveis pelas crianças devem cadastrá-las no site www.vacinas.guaratuba.pr.gov.br . Para crianças com comorbidades ou deficiências permanentes deve-se anexar o laudo, declaração médica que comprove a prioridade”, informa a Prefeitura. 

Segunda e terceira dose

De acordo com o município, para aplicação da segunda e terceira dose, deve ser feito o cadastro no site da Prefeitura. “Se a pessoa já estiver cadastrada, o sistema vai apontar a duplicidade e dar a data do agendamento. O intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 é de quatro meses. Não esqueça da carteirinha de vacinação, um documento com foto, CPF ou cartão SUS. Completar o esquema vacinal aumenta a eficácia e a durabilidade da proteção”, completa o município. 

“Para os adolescentes é obrigatório apresentar o termo de consentimento assinado pelo responsável legal, documento (RG ou Certidão de nascimento) e CPF (ou cartão SUS). O Termo de Consentimento está disponível no Portal da Prefeitura para impressão ou pode ser retirado antecipadamente na Central de Vacinas para assinatura dos responsáveis.  No dia da vacinação é necessário um documento oficial do adolescente e responsável, e cartão SUS do adolescente”, finaliza a prefeitura.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba