conecte-se conosco

Coronavírus

Prefeitura de Paranaguá inaugura Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Estrutura foi construída no Aeroparque e servirá como local de reflexão

Publicado

em

Na tarde de terça-feira, 26, a Prefeitura de Paranaguá inaugurou o memorial em homenagem às vítimas da Covid-19. O espaço fica localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, no Aeroparque. Desde março de 2020, período em que teve início a pandemia do novo Coronavírus, o município de Paranaguá contabiliza 33 mil pessoas infectadas, 31.445 recuperadas e 612 pessoas que morreram por consequência da Covid-19.

“Inauguramos o memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 no Aeroparque. Um espaço de reflexão e respeito por aqueles que partiram durante a pandemia. Não podíamos deixar de lado essa homenagem a todas as famílias parnanguaras que sofreram a dor de perder um ente querido. Nosso respeito à dor de cada um, que jamais se apagará”, destacou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

A entrega do memorial, no Aeroparque, faz parte da programação especial de eventos, inaugurações, entrega de obras e solenidades na comemoração dos 374 anos da Cidade-Mãe do Paraná.

Com a chegada das primeiras vacinas contra a Covid-19, Paranaguá iniciou uma batalha para o enfrentamento da doença. O município transformou a Estação Ferroviária para a “Estação da Fé”, local principal para a imunização dos parnanguaras e uma dose de esperança para todos àqueles que vivenciaram diariamente o risco da contaminação.

De lá para cá, mais de 600 parnanguaras perderam a vida para a Covid-19. Muitas vezes, famílias e amigos não tiveram a oportunidade do último adeus. Os cuidados foram sendo mais rigorosos, mas a vacinação seguia dia e noite no principal ponto da cidade e o número de óbitos começou a diminuir.

O prefeito Marcelo Roque lembra que o espaço será um local para reflexão, de saudade e respeito às vítimas. “Fizemos este memorial com mão de obra caseira, foram os funcionários da prefeitura que construíram este espaço. A pandemia continua, a gente sabe que a vacina veio, mas a contaminação da mesma forma, mas aqui é um espaço para prestar homenagem ao seu ente querido que se foi por causa da doença. Quem não perdeu um parente ou um amigo nessa pandemia? Que as pessoas possam adentrar o Aeroparque e visitar este local. Este monumento serve de homenagem para essas vítimas que nos deixaram”, disse.

A entrega do Memorial foi marcada por muita emoção com relatos de pessoas que perderam parentes para a doença e outros que sofreram com os agravos causados, mas venceram a batalha. Em respeito e em homenagem às vítimas foi feito um minuto de silêncio durante a solenidade.

“Nós temos a obrigação moral de lembrar dessas vidas que foram perdidas, desse momento tão difícil que todo o mundo vivenciou e que ainda não passou totalmente, mas graças ao programa de vacinação quer teve, não só em Paranaguá, mas no mundo, estamos conseguindo voltar a uma certa normalidade, mas esse monumento serve, não apenas para lembrar das vítimas, mas também dos cuidados que ainda temos que tomar”, comentou a secretária Municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Ao final da solenidade de entrega do Memorial, de mãos dadas, os presentes oraram juntos e refletiram. Todos fizeram um círculo em volta do monumento.

Desde 19 de janeiro de 2021 quando a vacinação contra a Covid-19 foi iniciada em Paranaguá, 133.931 pessoas já receberam a vacina contra a doença.

A programação especial do aniversário da cidade vai seguir até o dia 31 de julho.

Em alta

plugins premium WordPress