Connect with us

Coronavírus

Pontal do Paraná bloqueia acesso para visitantes durante feriado

Prefeitura de Pontal do Paraná afirma que houve aumento de pessoas infectadas pela Covid-19 após outros feriados

Publicado

em

Matinhos e Guaratuba farão barreira sanitária 

Na segunda-feira, 9, as prefeituras de municípios litorâneos que concentram a maior parte das praias do Paraná, anunciaram medidas de restrição e controle de acesso de turistas durante o feriado de Corpus Christi, que acontece na quinta-feira, 11, e deve ser estendido para vários trabalhadores paranaenses até o domingo, 14. Com foco na prevenção e combate ao novo Coronavírus, as prefeituras anunciaram formas de controle ou bloqueio do acesso de não-moradores durante o feriado.

Pontal do Paraná

A Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio do Decreto N.º 8.727/2020, aprovou a Resolução Indicativa N.º 112.020 do Comitê de Crise para tratar do Coronavírus, em que divulgou que de quarta-feira, 10, a domingo, 14, “o acesso a Pontal do Paraná e Matinhos estará impedido para não moradores”, salienta, destacando que o horário do comércio seguirá sem alterações. Barreiras policiais serão colocadas nas vias estaduais que dão entrada ao município.

Segundo o município, o número crescente de casos da Covid-19 apontados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a alta velocidade de contágio da doença, justificaram a medida. “A única medida eficaz para o enfrentamento à Covid-19 é a adoção da prática de distanciamento e isolamento social”, informa a assessoria, destacando que a ação faz parte do Planejamento Estratégico para Enfrentamento da Covid-19. 

De acordo com a prefeitura, nos últimos feriados houve elevado número de turistas no município, com aumento de 300% na quantidade de veículos no sentido Curitiba – Litoral, segundo informações repassadas pela concessionária. “Este fato potencializou os riscos de contágio local, tendo contribuído com o aumento dos casos no município”, destaca, frisando o perigo da alta circulação de pessoas durante o feriado de Corpus Christi. “Consideramos a relevância de cada cidadão, seja pontalense ou originário de qualquer outra localidade, pois toda vida é importante, a qual faz surgir a necessidade de atos administrativos mais escrupulosos, visando à contenção do contágio pelo Coronavírus e, especialmente, a proteção da saúde”, ressalta o município. 

Na barreira policial haverá suporte e cooperação de viaturas e agentes estaduais para a ação de bloqueio. “Segundo as normas da operação, quem não comprovar residência no município de Pontal do Paraná, deslocamento para o trabalho ou para tratamento de saúde emergencial, será impedido de acessar os limites municipais, entre as 12h do dia 10 de junho às 18 horas do dia 14 de junho (domingo). Para tanto, deverá ser requisitado ao DER/ECOVIA, sinalizadores eletrônicos e/ou luminosos, alertando os motoristas no pedágio e elevado de acesso à PR-407, na BR-277, a mensagem: Acesso a Pontal do Paraná interditado para não moradores”, salienta a assessoria. 

Guaratuba

Guaratuba e Matinhos farão barreiras sanitárias na entrada da cidade, porém não irão proibir entrada de não moradores (Foto: Prefeitura de Matinhos)

Com relação ao feriado de Corpus Christi, a ação irá se repetir, com barreira sanitária educativa nas duas entradas de Guaratuba. É válido ressaltar que as praias seguem interditadas.

“A Prefeitura também criou um número de WhatsApp para as pessoas informarem quando virem alguma situação que coloque a saúde pública em risco e desobedeça às medidas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus”, completa.

Matinhos

Segundo a Prefeitura de Matinhos, a Comissão de Combate e Enfrentamento à Covid-19, junto à Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde, Combate a Endemias, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizará durante todo o feriado, do dia 10 a 14 de junho, uma barreira sanitária na entrada da cidade. “A ação visa à prevenção e combate à Covid-19. Será medida a temperatura das pessoas e um questionário será preenchido”, finaliza a assessoria.