conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Professora em Paranaguá é doadora de sangue há mais de 30 anos

Hemepar comemora o Dia do Doador com unidade aberta neste sábado

Publicado

em

O Dia Nacional do Doador de Sangue foi celebrado em Paranaguá na sexta-feira, 25, na unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A ação mobilizou empresas e a sociedade em geral para o ato de solidariedade e amor ao próximo. Paranaguá tem alguns doadores assíduos que atendem ao chamado para serem voluntários e propagadores da boa ação, como é o caso da professora Eliane Pinheiro Rosário, doadora há 32 anos.

O interesse pela doação surgiu na escola em que trabalhava na época, que propôs uma atividade com os alunos e professores. “Teve uma gincana e uma das tarefas era mobilizar o maior número de pessoas para doar sangue e eu como professora encabecei a ação e, a partir desse ano, nunca mais parei de doar”, contou.

Eliane faz três doações de sangue ao ano

Eliane vai até a unidade do Hemepar em Paranaguá três vezes ao ano para doar sangue, que é o máximo de vezes que as mulheres podem fazer a doação no ano. “Já doei para muitos amigos, alunos. O sentimento que tenho é o de solidariedade, a melhor coisa é presentear alguém com o meu sangue, estou salvando vidas. Fico muito feliz por cada doação e continuarei fazendo até quando puder”, destacou.

Neste Dia do Doador, Eliane enfatizou a importância de mais pessoas estarem engajadas na causa. “Gostaria que todas as pessoas pensassem no próximo. Talvez você não precise, mas temos familiares e amigos. Venham para cá, façam sua doação de sangue. Eu trabalho com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com o projeto ‘É doando que se Vive’ e, durante a pandemia, como meus alunos são adultos, trabalhamos muito esse tema”, disse.

Dia do Doador

A assistente social da UCT Paranaguá, responsável pela captação de doadores, Nádia Cristina Tadra, falou sobre os atendimentos na data comemorativa. “Estamos atendendo por meio de agendamentos de acordo com o espaço e profissionais que temos. Hoje é dia de festa, o que os doadores fazem não tem preço, o sangue é insubstituível e temos que ter esse apoio. Abriremos também no sábado para atender os agendamentos, a partir das 8h”, destacou Nádia.

A assistente social da UCT Paranaguá, Nádia Cristina Tadra, ressaltou a importância da parceria com empresas e prefeituras

Segundo Nádia, as empresas e prefeituras do litoral têm mobilizado os colaboradores para a doação de sangue, algo que ajuda a manter os estoques abastecidos. O município de Pontal do Paraná, por exemplo, tem enviado todos os meses um grupo ao Hemepar de Paranaguá.

“Tem dias que o estoque está muito baixo e, em outros, muito alto. Precisamos de uma regularidade para ter sempre o estoque abastecido no litoral. Com a temporada de verão, aumenta, infelizmente, o número de acidentes. O aumento nos casos de Covid também é um fator que nos preocupa porque pode fazer com que diminua de novo o estoque, é mais um agravante junto com as festas de fim de ano”, considerou Nádia. Segundo ela, quem tomou a vacina da Covid-19 precisa aguardar sete dias para doar sangue.

Unidade do Hemepar em Paranaguá atende por meio de agendamentos

Os interessados podem agendar o atendimento pelo whatsapp (41) 3420-6663 ou pelo site “saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue”. A unidade do Hemepar em Paranaguá está localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657, bairro Alto São Sebastião, ao lado da 1.ª Regional de Saúde.

Doações no Paraná

O Hemepar realiza a distribuição de sangue para 92,8% de leitos SUS, atendendo 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todo Estado. Para manter o estoque adequado são necessárias muitas doações e o ideal é que cada pessoa realize ao menos duas doações ao ano.

De acordo com dados da entidade, neste ano, até o mês de outubro, 170.088 doadores compareceram nas 22 unidades coletoras espalhadas pelo Paraná. Nos doze meses de 2021, foram 211.793 voluntários, uma média mensal de 17 mil pessoas.

Em alta

plugins premium WordPress