conecte-se conosco

Ciência e Saúde

No enfrentamento à Dengue, Guaratuba recolhe 160 toneladas de lixo

Ação fez parte do Dia Nacional de Combate à Dengue e aconteceu no bairro Piçarras

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Na última quinta-feira, 17, a Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA), realizou um 3.° Mutirão de Combate à Dengue no bairro Piçarras. A iniciativa fez parte da programação do Dia Nacional de Combate à Dengue que foi celebrado no sábado, 19. Segundo o último Informe Epidemiológico n.º 15 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Guaratuba, desde agosto de 2022, quando os boletins começaram a ser divulgados no atual período epidemiológico, não registrou nenhum caso confirmado da dengue.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa contou também com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente, da Infraestrutura e Obras e da Segurança Pública e Trânsito. “Objetivando coletar o máximo de materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Amarela, Zika vírus e Chikungunya, foram recolhidas aproximadamente 160 toneladas de lixo”, informa.

“Também houve a ação do caminhão triturador de galhos que recolheu partes das árvores que estavam espalhadas pelas ruas. A Prefeitura de Guaratuba conta com a colaboração e participação de todos na tarefa de erradicar o mosquito transmissor, e assim, garantir o protagonismo da nossa Guaratuba na área da saúde preventiva”, ressalta o município.

Este foi o terceiro mutirão realizado pelo município (Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação)

Um caso de Dengue sendo investigado

De acordo com o Informe Epidemiológico n.º 15 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na última terça-feira, 22, Guaratuba conta com um caso de Dengue em investigação, que pode ou não ser confirmado para o  diagnóstico da doença. Desde agosto, 23 casos foram descartados para o quadro de dengue. Não houve nenhum caso confirmado da enfermidade até agora no município desde agosto deste ano.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

plugins premium WordPress