conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Outubro Rosa: Ciclo de Palestras recebeu Dr. Lucas Rocha, que abordou sobre a obesidade

“Obesidade, a epidemia deste século XXI” foi tema da palestra do Dr. Lucas Rocha

Publicado

em

Neste mês de outubro, alguns eventos estão acontecendo para abordar sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de mama. O Outubro Rosa, mês dedicado a esta causa, traz uma série de ações na busca de conscientizar o público sobre a importância do diagnóstico precoce. 

O Instituto Peito Aberto, que acolhe mulheres com câncer de mama em Paranaguá, está realizando toda terça-feira deste mês, um Ciclo de Palestras no auditório do Sesc Paranaguá.

Na terça-feira, 17, o médico cirurgião geral, cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião bariátrico, Dr. Lucas Nitsche Rocha, palestrou sobre a obesidade e sua relação com o câncer. “O objetivo deste Outubro Rosa é mais abrangente que o câncer de mama, que é a saúde da mulher e engloba uma série de fatores, dentre eles o impacto da obesidade na saúde da mulher e também um link com o câncer de mama, a relação obesidade x câncer”, disse o Dr. Lucas.

De acordo com o médico, apresentada em sua palestra, a obesidade está ligada diretamente a um estilo de vida e principalmente o tipo de alimentação que a pessoa ingere no dia a dia. “A obesidade é uma doença e um estilo de vida. O problema é que hoje as pessoas entendem estilo de vida como se fosse coisa do outro mundo. Se alimentar à base de arroz, feijão, bife e salada, além de frutas, ou você é fitness ou algo do tipo, e também acaba sendo normal as pessoas comerem o salgado da loja de conveniência, o salgadinho, o creme de avelã no dia a dia. Além do sedentarismo, mas especialmente o tipo de alimentação, a escolha dos alimentos, o que a pessoa ingere na rotina”, explicou o Dr. Lucas.

O evento é gratuito e tem sido realizado com profissionais de diversas áreas.  Todas as terças-feiras do mês, a partir das 19h, acontecem as palestras no Sesc Paranaguá, localizado na Rua Domingos Peneda, 947, bairro Estradinha, e não é necessário fazer inscrição.

O tema da palestra feita pelo Dr. Lucas Rocha foi “Obesidade, a epidemia deste século XXI”. Segundo ele, a obesidade também tem relação com o câncer, especialmente o de mama. “Existe um mecanismo fisiopatológico em que a obesidade aumenta fatores imunológicos, substâncias químicas no sangue, hormônios, e essas por sua vez aumenta a mutação das células, diminui a apoptose, que facilita a mutação celular e nessa mutação o câncer aparece com mais frequência. Se pegar as estatísticas de câncer e relacionar com índices de massa corporal você vai ver que ele é mais frequente nos obesos, alguns tumores em especial: o de mama, o de esôfago, o de endométrio, intestino, esses principalmente”, contou o médico palestrante.

“A recomendação que eu deixo é para as pessoas adaptar-se a um estilo de vida adequado, que é a parte mais difícil, entender as pessoas até entendem, o problema é colocar em prática e aí tem muitas mudanças que aconteceram nos últimos anos que aconteceram na vida das mulheres, na rotina delas. Elas eram donas de casa há 50 anos atrás, quase nenhuma mulher trabalhava fora, ela ia na feira, no mercado, fazia compras, cozinha o almoço, a janta, o marido ia trabalhar, isso era uma coisa comum. Hoje a mulher trabalha fora e muitas não cozinham mais em casa, come a comida da empresa, trabalha de madrugada, que também é outro fator importante, o trabalho noturno é fadado a ingestão de hipercalórico, algumas empresas fornecem lanche, não é nem janta. Portanto, a pessoa deve se adequar a um estilo de vida”, recomendou o Dr. Lucas

O evento é realizado pelo Instituto Peito Aberto, em parceria com o Sesc Paranaguá e Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).

INSTITUTO PEITO ABERTO

A diretora-geral do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro, destacou que as palestras foram pensadas para abordar os vários fatores de risco do câncer de mama com profissionais da área. “Está sendo bem gratificante, principalmente porque o Instituto Peito Aberto vem com uma proposta de falar sobre o câncer de mama de várias maneiras. Na verdade, a gente optou por pegar fatores de risco do câncer de mama e profissionais falarem a respeito. Já tivemos a parte da alimentação, da obesidade, tudo o que envolve e aumenta o risco do câncer de mama, a gente trazer não só para mulheres, mas também para os homens, porque eu acredito que hoje não há uma pessoa que não saiba sobre o Outubro Rosa, mas também não é só o usar roupa rosa, a gente precisa mudar alguns hábitos e esses profissionais que convidamos para esse Ciclo de Palestras são justamente os que vêm mostrar as mudanças que a gente pode fazer na nossa vida, no nosso dia a dia, para que façamos realmente uma prevenção de doenças”, destacou.

SESC PARANAGUÁ

A Técnica de Atividades do Sesc Paranaguá, Luciana Pola Silva, reforçou essa parceria com os organizadores do Ciclo de Palestras, dentro das atividades do Outubro Rosa, e disse que o Sesc incentiva iniciativas como essa. “A gente incentiva toda a população, principalmente nesse mês que o objetivo são as mulheres, incentivar o autocuidado, autoamor com o corpo, com a saúde mental, então a gente incentiva sempre a saúde, a busca pelos hábitos melhores no dia a dia e esse evento vem para deixar a gente mais feliz ainda e fortalecer mais essa ideia”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Na próxima terça-feira, 24, será a vez de tratar da saúde mental, com a psicóloga clínica, Coach e psico-oncologista, Dra. Adriana Grosse, com o tema “Câncer de mama e o papel das emoções”.

No dia 31 de outubro, a programação será encerrada com a educadora física e programadora neurolinguística, Luciana Pola; e com a bióloga e especialista em saúde da mulher pelo Sesc Paranaguá, Katiane Arndt.

Em alta