conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mais de 300 profissionais trabalham na conscientização contra a dengue no litoral

Contratados para atuar no Verão Maior foram a campo

Publicado

em

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde, profissionais contratados pelo Governo do Paraná para trabalhar na temporada de verão no Litoral realizaram, na manhã deste sábado, 27, ações de conscientização e combate à dengue em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Cerca de 300 pessoas estiveram envolvidas na atividade.

Agentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) treinaram esses profissionais, que foram a campo para levar informação sobre prevenção da dengue e de outras doenças propagadas pelas enchentes, como leptospirose e diarreia.

Mais de 80 pessoas se deslocaram até bairros dos três municípios e em torno de 220 ficaram nos postos montados nas praias, distribuindo materiais educativos e informando as pessoas.

O foco é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em locais onde há água e lixo acumulados. “Realizamos busca ativa, visando apoiar a população afetada pelas enchentes no Litoral. Levamos informação sobre os cuidados em relação à dengue e orientamos sobre a necessidade de remover os criadouros do mosquito transmissor da doença”, explicou Carmen Cristina Moura dos Santos, diretora da 1ª Regional de Saúde da Sesa.

“Realizamos busca ativa, visando apoiar a população afetada pelas enchentes no litoral”, explicou Carmen Cristina Moura dos Santos, diretora da 1.ª Regional de Saúde da Sesa

CONSCIENTIZAÇÃO

Diva Kosti, 70 anos, mora no bairro Rio da Onça em Matinhos há 10 anos, um dos mais afetados pelas chuvas. Ela sabe a importância de manter os locais limpos e secos, sem água parada que possa ajudar na proliferação da dengue.

“Não podemos manter água parada e nem os lugares sujos, só assim vamos acabar com essa doença. A gente vê tanta água e lixo acumulados que fico horrorizada. O povo precisa entender as orientações e segui-las ou então não adianta nada. É muito melhor a prevenção do que pegar uma doença”, disse.

Vânia Gonçalves da Silva de Oliveira, 59 anos, é de Curitiba, mas mantém casa no Litoral. Ela recebeu os agentes de saúde e recebeu orientações para não deixar piscina aberta, pratinhos de plantas expostas ao tempo ou potes que possam acumular água.

“Eu sempre deixo tudo bem limpinho antes de voltar para Curitiba. Da última vez que estive aqui na casa, deixei uma piscina de plástico descoberta e me arrependi. Agora aprendi e já vou recolher. Nada de água parada”, reforçou.

ESTRUTURA

A ação de conscientização é resultado da decisão do Governo de colocar toda a estrutura do Verão Maior Paraná à serviço do atendimento à população atingida pelas fortes chuvas que caíram no Litoral ao longo da última semana. São cerca de 400 profissionais contratados pela Secretaria de Estado do Esporte à disposição da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, das secretarias estaduais e dos municípios para auxiliar no que for preciso.

O foco é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em locais onde há água e lixo acumulados
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Os profissionais também vão ajudar na distribuição de lonas, telhas e kits de limpeza. Para amenizar a situação das famílias atingidas, a Defesa Civil do Estado está atuando em parceria com os municípios e já enviou caminhões com ajuda humanitária, contendo colchões, cestas básicas e kits dormitório, higiene e limpeza a Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

Os temporais fizeram com que as atividades do Verão Maior fossem suspensas temporariamente. Com o avanço dos trabalhos de limpeza, prevenção e o atendimento das famílias afetadas, e com a mudança prevista nas condições do tempo, a previsão é que as atividades esportivas e culturais do Verão Maior retornem na próxima terça-feira, 30.

Fonte: AEN

Em alta

plugins premium WordPress