conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Chuvas intensas e calor colocam em alerta o litoral no combate à proliferação do mosquito da dengue

A 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá já registra 1.014 casos confirmados de dengue

Publicado

em

Fotos: Roberto Dziura JR/AEN

As chuvas intensas que atingiram o litoral nos últimos dias aumentaram o risco de proliferação do mosquito da dengue na região. Por isso, o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras dos sete municípios e outras instituições, está realizando uma força-tarefa para conscientizar a população e eliminar os possíveis criadouros do inseto.

Números no litoral

A 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá registra 1.014 casos confirmados de dengue: Antonina (544), Paranaguá (396), Guaratuba (33), Matinhos (21), Pontal do Paraná (17) e Morretes (3).

O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 21.837 casos confirmados e seis óbitos em todo Estado.

Força-tarefa na região

A ação faz parte da temporada do Verão Maior Paraná e conta com a participação de servidores da Secretaria de Estado da Saúde – Sesa, e de outros órgãos estaduais. Mais de 300 profissionais trabalham na conscientização contra a dengue no Litoral. A iniciativa foi definida em uma reunião entre os representantes do Estado e os prefeitos do Litoral, realizada na semana passada.

O foco é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em locais onde há água e lixo acumulados. “Realizamos busca ativa, visando apoiar a população afetada pelas enchentes no litoral. Levamos informação sobre os cuidados em relação à dengue e orientamos sobre a necessidade de remover os criadouros do mosquito transmissor da doença”, explicou Carmen Cristina Moura dos Santos, diretora da 1.ª Regional de Saúde da Sesa.

O mutirão já passou por Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba no final de semana e continuou na terça-feira, 30, em Antonina. Nesta quinta-feira, 1.º, a programação continua em Paranaguá e nos próximos dias, Guaraqueçaba e Morretes também receberão a equipe.

Dicas

Algumas medidas para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti são:

– Manter as caixas-d’água bem fechadas;

– Lavar com água e sabão tonéis, galões ou depósitos de água e mantê-los bem fechados;

– Limpar e remover folhas das calhas deixando-as sempre limpas;

– Retirar água acumulada das lajes;

– Desentupir ralos e mantê-los fechados ou com telas;

– Colocar areia nos pratos de plantas;

– Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

– Cobrir piscinas;

– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

– Limpar a bandeja externa da geladeira.

Com informações da SESA-PR

Em alta

plugins premium WordPress