A cidade de Guaratuba oferece gratuitamente exames, tratamento e medicamentos para a prevenção do HIV. Um dos medicamentos disponibilizados é a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que ajuda a prevenir a infecção pelo vírus e é indicada para pessoas com maior risco de exposição. O medicamento está disponível gratuitamente na Vigilância Epidemiológica do município.
Segundo o município, Guaratuba registrou aumento nos casos de HIV, especialmente entre mulheres. Em 2025, o número de pessoas em tratamento cresceu 6,7%, com destaque para o público feminino e gestantes. Ainda conforme o município, o uso da PrEP cresceu 100% este ano, mas a adesão ainda é considerada baixa.
A Secretaria de Saúde reforça o uso de preservativos, testagens regulares e acesso à PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) como principais formas de prevenção.
“A iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde pública e com a promoção de práticas seguras de prevenção, ajudando a reduzir os índices de novas infecções e oferecendo acolhimento e orientação à população”, afirma o município.
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma das principais estratégias de prevenção ao HIV oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um medicamento que, se tomado todos os dias, impede a infecção pelo vírus mesmo em situações de risco.
Mais informações podem ser acessadas pelo (41) 3472-8691 ou na Vigilância Epidemiológica do município, localizada na R. Antônio Rocha, 55 – Centro.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba