A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizaram, na sexta-feira, 8, uma ação para atender a demanda de atendimentos oftalmológicos. O Comboio da Saúde aconteceu durante todo o dia na Estação Ferroviária e atendeu moradores do litoral.
As consultas e exames pré-operatórios foram voltados para aqueles pacientes que já tinham agendamento prévio nas unidades de saúde. A estratégia itinerante tem por objetivo acolher parte dos pacientes que já estão na fila de espera para adiantar esses atendimentos e dar andamento no processo de realização da cirurgia de catarata.
Alta demanda
O diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, André Ricardo Mendes Modesto, afirmou que 120 atendimentos foram realizados durante a ação.
“Essa é uma forma que temos de sanar a fila para cirurgias de catarata hoje nos municípios. A demanda hoje é muito alta em razão da pandemia, agora conseguimos sanar boa parte dessa fila de espera e suprir essa necessidade que existe”, disse André.
Passaram por consultas e exames pré-operatórios pessoas acima de 50 anos que já haviam procurado atendimento nas unidades básicas de saúde. “Essas pessoas já haviam passado por consulta com clínico geral na atenção básica e foi recomendado passar pelo médico oftalmologista, que constatou a necessidade da cirurgia de catarata”, salientou André.
Segundo André, o próximo passo será marcar o mutirão para a realização das cirurgias no hospital em Campo Largo. “Posteriormente, também teremos outras ações que atenderão mais pessoas e, até mesmo, oftalmologia geral. As pessoas que não fizeram o agendamento e não puderam participar do Comboio, devem procurar a unidade de saúde para entrar em contato com o DAS e ver a possibilidade de uma nova consulta”, orientou André.