Segundo dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde (MS), Guaratuba é o município com o maior índice de vacinação contra a Influenza no litoral entre gestantes, crianças e idosos, correspondendo a 47,90% até o momento. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apesar do avanço, a imunização contra a gripe segue sendo intensificada na cidade e reforça a importância de ampliar ainda mais esse número, principalmente em grupos mais vulneráveis.
De acordo com o RNDS, até o momento, em Guaratuba, foram aplicadas 11.733 doses. O público-alvo é de 12.310 pessoas.
Ações de vacinação no município
A vacinação contra a gripe está disponível para todos os públicos a partir de 6 meses de idade nas Unidades Básicas de Saúde. Conforme a prefeitura, a equipe da Epidemiologia, em parceria com Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na segunda-feira, 16, uma ação voltada para pessoas em situação de rua, levando a vacina até esse público. Além disso, houve também a vacinação da equipe da garagem da Educação e, na quarta-feira, 18, a vacinação dos portuários. Outras ações estão programadas, como a vacinação de trabalhadores em empresas na cidade.
Circulação de vírus na cidade
Segundo a secretaria, Guaratuba já registrou 10 casos em investigação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Além da Influenza, estão em circulação no município os vírus sincicial respiratório, rinovírus e H1N1, que têm acometido principalmente idosos e crianças, grupos que estão mais suscetíveis às complicações.
A secretaria de Saúde de Guaratuba reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra essas doenças respiratórias, que tendem a se intensificar no período de outono e inverno. A vacina protege não só quem recebe, mas toda a comunidade, ajudando a reduzir casos graves e internações.
Dados no litoral
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde, do Ministério da Saúde, Paranaguá possui 33.550 doses aplicadas no público-alvo até o momento, correspondendo a 39,41%. A população-alvo é de 34.033 pessoas.
Em Pontal do Paraná, 9.769 doses foram aplicadas até o momento, o que corresponde a 47,40% da cobertura vacinal. O público-alvo é de 9.583 pessoas. Matinhos possui 9.283 vacinas aplicadas, correspondendo a 44,67% da cobertura vacinal. A população-alvo é de 11.790 pessoas.
Morretes possui 4.827 doses aplicadas no público-alvo, formado por gestantes, crianças e idosos, correspondendo a 45,16%. A população-alvo é de 4.976 pessoas. Antonina possui 4.391 doses aplicadas, correspondendo a 38,45% da população-alvo. A população-alvo é de 5.288 pessoas. Guaraqueçaba possui um total de 1.279 doses aplicadas, correspondendo a 31,23% do público-alvo. A população-alvo é de 1.902 pessoas.
Os dados informados são do dia 20 de junho de 2025 (sexta-feira). Eles são atualizados diariamente na Rede Nacional de Dados em Saúde, do Ministério da Saúde e, portanto, até o fechamento desta matéria, podem ter sofrido alterações.