conecte-se conosco

Cidadania

Prefeitura inaugura sede para atendimento aos jovens que cumprem medidas socioeducativas

Novo espaço fica na Rua José Gomes, 444, em Paranaguá

Publicado

em

Na tarde de segunda-feira, 24, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), inaugurou a nova sede para atendimentos a crianças e adolescentes, meninos e meninas, que cumprem medidas socioeducativas. Anteriormente, os trabalhos estavam sendo desenvolvidos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, no Centro Histórico.

O prefeito Marcelo Roque contou sobre a satisfação em poder entregar mais um espaço de acolhimento e atendimento a essas pessoas que cumprem as medidas socioeducativas em Paranaguá. “Um prédio que será de grande importância para a secretaria de Assistência Social, Medidas Socioeducativas que cuida dos jovens, onde a grande função é dar um direcionamento para esses jovens que partiram para o lado ruim da vida, posso dizer assim. É o trabalho que a Assistência Social tem feito com as crianças, com os jovens, adultos, os nossos idosos, essa é a função da secretaria que hoje entrega o prédio que vai ser importante e eu fico feliz de estar desenvolvendo a cidade em todos os aspectos, não é só a infraestrutura, mas também a saúde, educação, segurança, assistência social, que é uma pasta importante e tenho certeza que este espaço na área central será muito bem aproveitado pela secretaria responsável”, destacou.

A prefeitura alugou o prédio do Asilo São Vicente de Paulo. O espaço foi construído com recursos da Feira da Partilha. A coordenadora e idealizadora da Feira da Partilha em Paranaguá, Regina Daux, disse da alegria em realizar a entrega de mais um prédio concluído com recursos oriundos das feiras realizadas na cidade. “É uma satisfação e uma gratidão de a gente conseguir mais recursos mensais para os idosos assistidos no Asilo São Vicente de Paulo, que tanto precisam de fraldas e alimentos, então esse dinheiro que vem do aluguel mensal chegará em uma boa hora e é uma bênção a gente ter conseguido mais um projeto imenso da Feira da Partilha com muito suor, lágrimas e muita alegria”, disse.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, destacou o trabalho que será empregado neste novo espaço, amplo e equipado, além de profissionais qualificados. “Neste espaço serão acompanhados meninos e meninas que cumprem medidas socioeducativas. Já tínhamos esse espaço que ficava no CREAS, mas não era um espaço adequado para o propósito que a gente tem que cumprir com eles, que é a ressocialização, eles têm que ser acompanhados por uma equipe multiprofissional, então aqui a gente qualifica o serviço e amplia o espaço trazendo oportunidades através de cursos profissionalizantes para esses meninos e meninas que precisam realmente de uma oportunidade na sociedade. Faremos aqui de forma qualificada, em parceria com outras secretarias, um trabalho próximo para esses jovens de 12 a 18 anos para que eles possam ter uma nova oportunidade de vida”, destacou a secretária.

De acordo com a secretária, as crianças e adolescentes poderão permanecer no local pelo prazo máximo de seis meses, que é o período da medida socioeducativa. Os acompanhamentos serão feitos pela equipe da SEMAS entre os meninos e suas famílias, trazendo orientação para que eles possam ter uma nova oportunidade dentro da sociedade e conduzir suas vidas da melhor maneira possível, dentro do que é ético e das oportunidades de trabalho. “Iremos oferecer cursos através do Senac, Senai, para poder prover essas oportunidades”, contou.

A secretária municipal de Governo de Paranaguá, Luciana Costa, participou da solenidade e reforçou o compromisso da prefeitura e o papel da sua secretaria em contribuir com mais um espaço entregue pela administração municipal. “É uma alegria muito grande estar aqui nessa inauguração, um espaço tão importante, não só para a administração, mas para a cidade, para quem irá usufruir desse espaço, que são os jovens, adolescentes, que tanto precisam de oportunidades e serem reinseridos na sociedade. Para gente chegar até aqui há um longo percurso dos processos, da burocracia e para a secretaria de Governo é uma alegria muito grande em saber que você participou e deixará um legado para quem realmente precisa desse espaço que é tão importante”, relatou.

Em alta

plugins premium WordPress