conecte-se conosco

Ação Social

Paranaguá é representada no IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar

Evento abordou os desafios para a ampliação de crianças acolhidas de modo transitório por famílias no Brasil

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

Profissionais que compõem a equipe do serviço Família Acolhedora de Paranaguá participaram do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, realizado na última semana em Campinas, interior de São Paulo. O evento abordou os desafios para a ampliação de crianças acolhidas de modo transitório por famílias no Brasil.

A equipe de Paranaguá, formada pela assistente social, Jucelma de Lima Silva, pela psicóloga, Lori Daiane, e pela secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga, apresentou um relato de experiência sobre o trabalho que desenvolve com um grupo de irmãos, pois o desafio e a iniciativa foi buscar uma família que acolhesse a todos. Desta forma, não há separação dos irmãos e, consequentemente, promove o fortalecimento dos vínculos familiares e a convivência num ambiente acolhedor.

Para a promotora de Justiça Mirella de Carvalho Bauzys, que representou o Conselho Nacional do Ministério Público, a política de acolhimento ainda é pouco difundida no Brasil, o que reforça a importância do Ministério Público no fomento à sua implementação, conforme a recomendação CNMP nº 82/2021.

Simpósio foi realizado em Campinas, interior de São Paulo
Foto: Prefeitura de Paranaguá

O simpósio teve como objetivo informar e conscientizar sobre o acolhimento familiar, com o propósito de promover essa modalidade de acolhimento, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O evento foi realizado de forma participativa, com a submissão de trabalhos, mesas de debates e troca de experiências, além de palestras e apresentações nacionais e internacionais.

Mais de 600 profissionais participaram do Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar que teve a coordenação geral da assistente social, Dra. Jane Valente, referência no serviço de acolhimento familiar e pesquisadora da área.

No Simpósio, participaram representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, secretário Nacional do Direito da Criança e adolescentes, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), representantes estaduais e municipais das Secretarias do Desenvolvimento Social, Instituto Geração Amanhã e Núcleo de Pesquisas da Unicamp.

“Paranaguá, dentro do cenário nacional, tem desenvolvido um serviço de muito sucesso para os maiores interessados que são as crianças e adolescentes. Também é uma referência para muitos municípios que ainda estão implementando o serviço. Agradecemos a Gestão Municipal por implantar em 2018 o serviço e propiciar todo apoio para a continuidade do trabalho”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress