conecte-se conosco

Economia

Primeira parcela do 13.º salário para aposentados e pensionistas começa a ser paga

Nestes primeiros dias, bancos e lotéricas ainda estão sem filas em Paranaguá para recebimento da remuneração

Publicado

em

Na segunda-feira, 27, o Governo Federal, através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começou a depositar a antecipação do 13.º salário para aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Trata-se da primeira parte do abono anual pago pelo INSS. De acordo com a União, o depósito será realizado na folha de pagamento mensal do INSS dos dias 27 de agosto a 10 de setembro, conforme estipula a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018. A remuneração em questão ainda não causou aumento de filas em bancos e lotéricas de Paranaguá. Além disso, segundo aposentados do município, o dinheiro é bem-vindo, no entanto não fará grande diferença no bolso dos contribuintes, sendo utilizado mais para pagamento de dívidas e gastos cotidianos nos lares parnanguaras.

Segundo informações do INSS, no Brasil 29,7 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela do 13.º, totalizando R$ 20,7 bilhões, referentes aos benefícios previdenciários que dão direito ao abono. “A primeira parcela corresponde a 50% do valor de cada benefício, exceto para quem começou a receber depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. A segunda parcela do abono será creditada na folha de novembro. É sobre a segunda parcela que pode incidir o Imposto de Renda”, afirma a assessoria do INSS. 

QUEM TEM DIREITO A RECEBER

De acordo com a assessoria do INSS, tem direito ao 13.º quem, durante o ano, “recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade”, informa. “No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido”, complementa a assessoria. Ainda segundo o INSS, quem recebe benefícios assistenciais como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV, não têm direito ao abono anual em questão.

ADIANTAMENTO E FILAS NOS BANCOS 

Amauri Waltrick Pereira, aposentado, destacou que não percebeu filas em Paranaguá para recebimento do 13.º salário para aposentados e pensionistas. “Eu ainda receberei o 13.º em breve. Nos outros anos eu não enfrentei filas, vou direto na lotérica e tiro a aposentadoria. É uma boa alternativa para evitar fila”, ressalta. De acordo com o senhor Amauri, o momento de crise que o País enfrenta fará com que a remuneração antecipada sirva para pagamento de despesas. “Além disso, nunca tive problemas de segurança para receber a aposentadoria, graças a Deus. O adiantamento dá uma ajuda para as contas em casa, ainda mais que minha esposa também é aposentada”, destaca.

“Eu recebo direto na minha conta no banco pelo cartão, não pego fila, não pego nada. Este adiantamento é um reforço, mas é uma insignificância, você tira no dia e pode ser que coma um sanduíche melhor, no outro dia está tudo do mesmo jeito. Tudo que vem é bom, mas não refresca em nada para quem ganha pouco”, destaca o aposentado Juvenal de Souza dos Santos. 

“Vem economista e fala em guardar dinheiro, mas dá pra guardar o quê? Só se tiver muito dinheiro”, destaca, ressaltando que a maioria dos assalariados dos brasileiros utiliza o 13.º para pagamento de contas, visto que os aumentos salariais são pequenos perto do aumento do valor dos produtos e do custo de vida. 

Publicidade










plugins premium WordPress