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Economia

Empresário analisa mercado de chocolates e comportamento do consumidor

Venda de bombons deve ser mais significativa que a de ovos

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O cenário do comércio para esta Páscoa tende a ser diferenciado neste ano. Algumas pesquisas mostram que as indústrias, assim como as lojas especializadas em chocolates, com base na experiência do ano passado, tiveram que se adequar à nova realidade econômica do País. Com isso, os bombons têm ganhado destaque entre a preferência dos consumidores em detrimento dos famosos ovos de chocolate, que não estão se mostrando vantajosos.

O diretor comercial na Rosibrás Atacadista, Alexandre Tavares de Andrade, observou como está o comportamento do consumidor nesta Páscoa. “Quem pode comprar o ovo, ainda vai comprar. Mas, do ano passado para cá, cada vez as pessoas têm migrado mais para a linha de bombons ou ainda migram para presentes que não são chocolates”, afirmou.

Seguindo o sucesso das cestas de Natal da Rosibras, a empresa optou por também oferecer o produto na Páscoa. “Devido a nossa experiência, montamos os kits. Tem bastante saída para presentear adultos. Tem também muitas professoras e escolas que compram bombons avulsos para presentear as crianças”, disse Alexandre.

Um fator importante que justifica a preferência pelos bombons neste ano é o aumento do preço dos produtos. “A linha de bombons, assim como a linha tradicional de chocolates que vendem o ano inteiro, teve um acréscimo de 4% neste ano, e alguns ainda se mantêm no mesmo preço. Enquanto a linha de ovos considerados 'da moda' chegam a 10% a 14% de aumento”, revelou.

Além dos chocolates, outros produtos são característicos da época e têm a venda impulsionada neste período. “Muita gente come bacalhau, por isso nos preparamos com o estoque de azeites diferenciados e vinhos”, lembrou Alexandre.

PESQUISAS

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a produção de chocolates apresentou crescimento de 13% de janeiro a setembro de 2016 em relação ao mesmo período de 2015.

O Brasil é o 5.º maior consumidor de chocolates do mundo, gerando em 2015 um faturamento de R$ 12,4 bilhões. Um cálculo mostra que cada brasileiro consome, em média, 2,5kg de chocolates ao ano. Os dados são animadores, no entanto, em 2016, a venda de ovos não foi boa para o comércio. “Tivemos dois agravantes, estávamos passando por uma crise política, que gerou muita instabilidade, e a data foi antes, quando as pessoas ainda estavam pagando seus compromissos de início de ano”, lembrou Alexandre.

 

 

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