conecte-se conosco

Dia do Trabalho

Vagas em jornais atingem mais candidatos

Veículo também é considerado pelo público como o mais confiável

Publicado

em

Um dos desafios dos recrutadores que precisam de profissionais capacitados que se encaixem em vagas abertas nas empresas é escolher a ferramenta ideal para atingir o público que deseja. Hoje, as possibilidades aumentaram. Há vagas publicadas na Internet, de diversas formas, nas redes sociais, aplicativos e através de consultorias.

Mas os jornais ainda se constituem em um veículo de extrema importância para a busca de uma oportunidade. Quem está desempregado à procura de uma oportunidade para inserção e retomada no mercado de trabalho tende a buscar em todos os meios, sem deixar de criar o seu networking.

Os especialistas afirmam que o comportamento ao buscar o emprego está ligado à fase da carreira. Uma pesquisa da PageGroup, um grupo de recrutamento, revelou que a idade dos concorrentes influencia de forma direta na maneira como buscam a entrada no mercado de trabalho.

Os jornais e as revistas, de acordo com a pesquisa, são canais bastante utilizados tanto por jovens profissionais como por veteranos. A PageGroup identificou que 20% dos entrevistados entre 18 e 25 anos preferem os jornais e revistas na hora de procurar emprego. Entre os veteranos acima de 45 anos, 35% procuram oportunidades por este meio e 22% dos profissionais entre 41 e 45 anos também têm esta preferência.

Ou seja, de forma geral, a vaga tende a ser preenchida com mais agilidade por abranger uma grande parcela da população. Os jornais têm a vantagem de oferecer um panorama mais amplo das oportunidades, além de programas de estágio e trainee para atingir em massa os universitários.

A credibilidade dos jornais em detrimento à Internet pode ter colaborado com o índice. Um estudo do Ibope indicou neste ano que o jornal é o meio de comunicação que mais detém a confiança do público, sendo apontado por 59% como o meio mais confiável.

Outra forma de procurar empego que tem ganhado destaque são os sites, alguns pagos, outros gratuitos. Esse canal atinge pessoas de até 35 anos, que veem na Internet uma forma mais rápida de alcançar seus objetivos, já que é possível participar de várias seleções ao mesmo tempo, de acordo com a pesquisa do PageGroup.

Já o LinkedIn foi citado na pesquisa como a preferência das pessoas de 26 a 30 anos, totalizando 87% dos entrevistados desta faixa etária. Quem tem um currículo bem estruturado pode se beneficiar mais com a rede.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress