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Dia do Trabalho

Empresas estão de olho nas redes sociais

Exposição pode atrapalhar na conquista de uma vaga

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Uma pesquisa revelou que 76% dos recrutadores da área de Tecnologia da Informação estão de olho nas redes sociais na hora de contratar um novo colaborador. Mas tal comportamento também é observado em empresas de outros ramos. Por isso, a orientação é para ter cuidado com as publicações para não causar uma impressão negativa que pode colocar em risco a tão sonhada vaga.

Segundo o estudo realizado pelo site Career Builder, algumas postagens podem levar a uma imagem negativa como fotos ou informações sobre bebidas e drogas, reclamação da empresa anterior, texto que mostre baixa habilidade de comunicação, conteúdos preconceituosos, ligações com práticas criminais e incompatibilidade com o que está no currículo.

A professora do colegiado de Administração da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Paranaguá, Janaína Gabrielle Moreira Campos da Cunha Amarante, afirmou que as redes sociais podem determinar a preferência por um ou outro candidato. “Há um peso considerável, nós que trabalhamos com Recursos Humanos e gestão de pessoas, sabemos que o candidato tem seu lado pessoal, mas alguém que usa palavrão, que costuma colocar indiretas, expondo muitas coisas, identificamos alguns aspectos particulares que podem projetar no comportamento. Se ela é capaz de expor tal comportamento, como ela se comportaria dentro da empresa?”, enfatizou.

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Desta forma, a consulta nas redes sociais é utilizada pelos recrutadores para mapear informações e, de certa forma, analisar se estão de acordo com o perfil da empresa. “É inegável que isso hoje não ocorra. De qualquer forma é lançado o nome da pessoa no Google, mas no Facebook, que é rede mais usada, fica muito evidente o perfil do candidato. Isso tem sido motivo de algumas reprovações em um processo de recrutamento. Pois, às vezes, há seriedade no currículo e quando entramos na rede social e fazemos uma análise comparativa da realidade da pessoa, a conduta acaba não sendo condizente”, explicou a professora.

O uso consciente das redes sociais vale tanto no momento que está procurando emprego como após a contratação. “Existem pessoas que divulgam o nome da empresa, colocam uma logo, mas para colocar esse conteúdo é preciso autorização. O profissional que o mercado exige hoje é de uma conduta séria, idônea, íntegra. Não quer dizer que precise deixar de ter uma vida social, de postar uma foto com a família, uma mensagem interessante ou uma frase edificante”, ressaltou Janaína.

Ainda nas redes sociais, uma foi destacada pela professora como positiva e que causa boa impressão aos gestores e recrutadores das empresas, o LinkedIn. “É muito interessante, eu recomendo para todos que querem entrar no mercado de trabalho. É um perfil profissional que os gestores de RH utilizam. O LinkedIn possibilita a criação de redes de relacionamento, também denominado networking, o qual é  essencial para o profissional que procura novas oportunidades, bem como ascender em sua carreira”, orientou Janaína.

DICAS

Fotos e frases que prejudiquem a sua imagem e que podem indicar um mau comportamento devem ser evitadas;

Pesquise qual o perfil da empresa;

Seja coerente com relação às informações contidas no currículo e nas redes sociais;

Tenha uma conta no LinkedIn com as mesmas informações do currículo e inicie o networking;

Fotos com a família, mensagens interessantes ou frases edificantes são bem vistas;

Não fale mal da empresa anterior nas redes sociais.

 

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