Duas ferramentas visam a beneficiar pequenos empreendedores em Paranaguá. De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, as pessoas que queiram formalizar seus negócios contam com a Sala do Empreendedor. “Muitas pessoas desconhecem a praticidade para legalizar seu negócio. Contamos com a Sala do Empreendedor onde são oficializados os Microempreendedores Individuais (Meis) que é a forma legal para se tornar um microempresário”, afirmou.
Palestras estão sendo realizadas nos bairros de Paranaguá para auxiliar os microempresários. A primeira foi iniciada na quinta-feira, 27, na Ilha dos Valadares. “Temos palestras como a que foi realizada na Ilha dos Valadares, que hoje se constitui no maior polo de microempreendedores de Paranaguá. São aproximadamente 320 naquela localidade. É pescador, pipoqueiro, entre outros microempresários que já estão legalizados”, destacou. “Os demais bairros de Paranaguá também serão beneficiados com essas palestras que visam a qualificar os microempreendedores”, afirmou. Há também um convênio com o Sebrae que está envolvido nas qualificações.
FOMENTO PARANÁ
A Prefeitura de Paranaguá e a Fomento Paraná fecharam convênio concedendo a oportunidade de empréstimos de até R$ 26 mil para microempreendedores do município. A concessão de renda visa a beneficiar pequenos empreendedores de Paranaguá neste momento de crise financeira em todo o Brasil, fortalecendo também a economia local. “A fomento Paraná está retornando a Paranaguá, pois havia parado há quase um ano e estávamos perdendo crédito para Matinhos e Pontal e agora vai render frutos em Paranaguá. Vamos começar a partir de maio com a Fomento Paraná e será muito bom para todos os Meis”, destacou. “O objetivo é otimizar os empreendimentos, seguindo determinação do prefeito Marcelo Roque. Esta quantia de até R$ 26 mil cada empreendedor poderá usar, algo que irá fomentar a economia”, salientou.
A Fomento Paraná é uma instituição financeira de economia mista organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado com capital social majoritariamente pertencente ao Estado do Paraná.
Como instituição financeira, a Fomento Paraná tem todas as operações e atividades submetidas às normas do Sistema Financeiro Nacional e é regularmente auditada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e Tribunal de Contas do Estado do Paraná, entre outros órgãos. Essa característica lhe confere credibilidade e transparência na gestão de fundos e ativos financeiros que se encontram sob sua responsabilidade. Seguindo a linha de atuação do Governo do Paraná, a Fomento Paraná trabalha em seu Planejamento Estratégico o conceito de gestão por resultado, por meio de um contrato de gestão, firmado entre o quadro diretivo e seus colaboradores, no qual são pactuados os objetivos, metas, indicadores e produtos previstos no Plano Plurianual.