conecte-se conosco

Cultura

Quarta-feira de Cinzas inicia Quaresma

Devotos lotaram Catedral Diocesana durante celebração

Publicado

em

A Quaresma é o período de preparação para a Páscoa do Senhor, cuja duração é de 40 dias. De acordo com o Portal Católico, tal período, portanto, inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e se estende até o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. O período é, assim, marcado pela penitência, pela realização de jejuns, pela conversão e pela preparação dos catecúmenos para o Batismo. No início da Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas, os fiéis têm suas frontes marcadas com cinzas. Nos dias que se seguem, redescobrem o significado do batismo e se esforçam para tomar a cruz e seguir fielmente a Cristo.

Na tarde de ontem, 1.º de março, com a igreja lotada, foi realizada a celebração na Catedral Diocesana de Paranaguá pelo bispo dom Edmar Peron. Ele disse que quando se fala em término do Carnaval e início da Quaresma é visto como um passo novo. “Dom Helder dizia que o Carnaval é como a gota de alegria na vida do povo. Eu diria justamente isso, se nós nos alegramos com o feriado, como estar em família, com o festejar o Carnaval de modo educativo que ajude as pessoas a se alegrar, agora é o momento de com as cinzas dar outro passo de alegria que é a alegria de reencontrar em Deus os caminhos novos”, salientou. Ele lembrou que todas as pessoas dão passos novos. “Toda pessoa a cada ano dá passos novos em sua vida, mas é importante que quando chega a Quaresma a pessoa se pergunte que passo novo ela quer dar, ou o que quer melhorar ao longo desse tempo da Quaresma”, destacou. “Assim, o dia das cinzas, quarta-feira, se torna o início da caminhada da Quaresma. Não posso imaginar a Quaresma fechada em dois dias apenas, Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa. Vou de passo em passo ouvindo a palavra, rezando, vivendo em comunidade, acolhendo a proposta da Campanha da Fraternidade até chegarmos ao final da Quaresma e entrarmos no mistério da Páscoa de Jesus, de sua paixão, sepultura e ressurreição”, enfatizou o bispo.

 


Dom Edmar Peron: “O dia das cinzas, quarta-feira, se torna o início da caminhada da Quaresma”

 

Dom Edmar disse que a Quaresma é momento de penitência porque para fazer as escolhas por Deus é preciso fazer renúncias. “Não dá para misturar eu sou de Deus e sou do diabo. O que em mim é mais de Deus a partir da Quaresma. Para isso preciso fazer algumas renuncias. Com isso, se eu quero ser mais solidário, preciso fazer a penitência de romper com o egoísmo, por exemplo. Essa dinâmica de escolher e deixar, acolher e renunciar fazem parte do caminho da Quaresma”, observou.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress