conecte-se conosco

Cultura

Oficina de cerâmica surpreende pela qualidade

Quem olha as peças prontas saindo do forno não imagina as etapas que existem para alcançar o produto final.

Publicado

em

 

Uma das oficinas oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é a de Cerâmica. A oficina tem sido mais que simples aula de artes. Muitos alunos que se matricularam por curiosidade estão se destacando.

O curso acontece nos fundos da Casa Brasílio Itiberê reunindo duas turmas, uma pela manhã e outra na parte da tarde, com alunos de idades variadas. Quem olha as peças prontas saindo do forno não imagina as etapas que existem para alcançar o produto final. Piantá conta que são três momentos distintos.

Primeiro eles fazem a modelagem, depois aprendem a fazer a massa em forma de placas usando o rolo de macarrão e em seguida avança criando formas ilimitadas de objetos feitos de argila. A matéria-prima, a argila (barro), passa por um processo de tratamento para que possa ser trabalhada nas aulas.

Depois de criadas as peças, elas passam pelo processo de secagem e queima. Para isso existe um forno específico. Primeiro é realizada a queima simples na temperatura de 600 graus. Depois as peças são pintadas e retornam ao forno em uma temperatura de mil graus para garantir a qualidade da obra de arte. Na foto, o professor Marcos Piantá em mais uma queima de esmaltados durante as aulas.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta