conecte-se conosco

Cultura

Gisele Rizental realiza concerto de piano em Paranaguá

Audição acontece na sexta-feira, na Casa Elfrida Lobo, envolvendo obras da família Itiberê

Publicado

em

Na sexta-feira, 9, a pianista Gisele Rizental realiza dois concertos de piano na Casa Elfrida Lobo. O primeiro está marcado para as 14h30, sendo didático. O segundo é aberto ao público, às 19h30.

Trata-se do projeto Piano Itinerante que promove a circulação de dezenas de concertos e palestras educativo-musicais da pianista Gisele Rizental em diversos municípios paranaenses. Através desse projeto, Gisele leva ao público um pouco do resultado de suas pesquisas sobre a coleção dos pianistas paranaenses Itiberê, a qual inclui Brasílio Itiberê da Cunha, José Itiberê de Lima e Brasílio Itiberê da Cunha Luz. 

O projeto tem compromisso educacional com a sociedade visando à formação de plateias e acesso de estudantes aos áudios, vídeos e fotos de suas pesquisas. A coleção Itiberê faz parte do patrimônio cultural imaterial do Paraná como um testemunho da produção musical do Estado ao longo do século XIX e início do século XX.

A pianista apresentará composições de Brasílio Itiberê da Cunha (1846-1913) e José Itiberê de Lima (1891-1935). Com as obras dos Itiberê, Gisele possui três álbuns gravados para piano solo. O concerto faz parte do Projeto Cultural Piano Itinerante, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com apoio da Copel.

GISELE RIZENTAL

Natural de Paranaguá, Gisele Rizental é bacharel diplomada no curso superior de piano da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A pianista tem desenvolvido uma sólida carreira nacional e internacional de concertos dedicados à música paranaense. Gisele é pesquisadora e tem dado vida a um número relevante de peças dos compositores da família Itiberê com destaque para sua mais recente discografia, totalmente dedicada à obra dos Itiberê. Em suas pesquisas Gisele conta com apoio da família Itiberê e da Sociedade Amigos da Música de Paranaguá, a primeira Sociedade de Música do Paraná, cujo primeiro patrono foi José Itiberê de Lima.

 

Continuar lendo
Publicidade