conecte-se conosco

Cultura

Feira do Artesão acontece na quinta-feira em Paranaguá

Grupo de seis artesãos se reuniu para unir forças pela cultura e artesanato local 

Publicado

em

Na quinta-feira, 12, a partir das 16h, ocorre a primeira edição da Feira do Artesão de Paranaguá, que terá como sede o Sindicato dos Bancários de Paranaguá. Segundo a coordenadora do evento, Sandra Cancella, a iniciativa em torno da Feira foi dela junto a outros seis artesãos: Carol Cantarelli, Cristian Machado Pereira, Rosângela Chaves Cordeiro, Maria Helena Trefeles e Estela Tramujas, que acabou agregando outros artistas, totalizando 20 expositores no evento. O objetivo é valorizar e expor o trabalho de artistas e artesãos de Paranaguá e do litoral, incentivando a comercialização dos produtos, bem como colaborando com a economia e com o turismo da região.
Segundo Sandra Cancella, serão expostos na Feira do Artesão vários produtos artesanais, envolvendo presentes, bonecas, patchwork, linha pet, laços e tiaras, linha infantil, bolsas, biscuit, arte francesa, crochê, sabonetes, amigurumi, porcelanato, entre outros. “Começamos com um grupo de seis artesãos. Achamos que seria bom divulgar para unir forças com outras pessoas para produção de artesanato local. Tem muita gente boa em Paranaguá e litoral que precisa que o trabalho seja divulgado”, explica Sandra. “A ideia surgiu para juntar os artistas e artesãos, pois vemos a dificuldade destas pessoas em montar barracas na cidade e ficar por aí. Em uma Feira fica mais fácil divulgar o trabalho destes produtores, conseguimos então o patrocínio da Unimed, do L7 Comunicação Criativa e da Rádio Massa FM”, explica a coordenadora. “A união ocorre em torno de nós seis, cada um tinha algum amigo que produzia arte, então acabamos montando um grupo de 20 pessoas que se reúne. Todo mundo fala a mesma língua e está dando certo. Pretendemos ainda mais, na segunda edição queremos um lugar ainda maior que o Sindicato dos Bancários. Este é um primeiro passo”, completa.


Sandra Cancella, organizadora do evento, afirma que entrada será gratuita

De acordo com Sandra, o evento colaborará na geração de renda para os artesãos, bem como será mais uma ação para divulgar a cidade e incentivar o turismo, com vinda de pessoas para prestigiar a cultura parnanguara e litorânea. “Pretendemos colher bastante coisa bonita, divulgando a nossa rica cultura”, acrescenta. “Convidamos todos os artesãos e cidadãos, com suas famílias, para conhecer o nosso trabalho. Teremos quentão e bolos no local, será também uma espécie de festa julina com vários petiscos. Que o povo de Paranaguá e litoral venha prestigiar a nossa feira e a nossa cultura”, explica. 

ENTRADA FRANCA

Segundo a coordenadora, a produção artesanal é algo familiar, que Sandra sempre praticou e pretende passar para outras gerações, não só da sua família, como também na sociedade local. “Via a minha avó na máquina, desde que tinha 13 anos, vendo-a fazer e costurar. Já passei adiante para a minha filha e pretendemos com o evento passar esta tradição de várias famílias parnanguaras para as gerações futuras”, completa. De acordo com a organização, a entrada na 1.ª Feira do Artesão é franca, sendo que os visitantes da feira participarão do sorteio de vários brindes no decorrer da exposição e ainda poderão degustar quentão, pipoca e bolo gratuitamente.
A Feira do Artesão conta com o apoio da Unimed Paranaguá, L7 Comunicação Criativa e Rádio Massa FM e acontece no Sindicato dos Bancários de Paranaguá, localizado na Rua Xavier da Silva, número 80, bairro Tuiuti, em Paranaguá. 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress