conecte-se conosco

Cultura

Casa do Fandango será inaugurada na Ilha dos Valadares

Iniciativa é da Associação Mandicuera e levará o nome do Mestre Eugênio

Publicado

em

A Associação Mandicuera de Cultura Popular está trabalhando para inaugurar, no dia 3 de dezembro, a Casa do Fandango na Ilha dos Valadares. A casa está localizada no bairro Sete de Setembro e irá concentrar todas as ações que envolvem não apenas o fandango como toda a cultura caiçara.

De acordo com Aorélio Domingues, da Associação Mandicuera, será um fim de semana com várias atividades marcando a inauguração do novo espaço que será administrado juntamente com a família do saudoso Mestre Eugênio. “A casa vai levar o nome do Mestre Eugênio em homenagem a uma pessoa que muito contribuiu para a manutenção do fandango em Paranaguá”, explica Aorélio.

 

 

Ele ainda ressaltou que no local serão realizados bailes duas vezes por mês, nos sábados em que não haverá baile no Mercado do Café. “Além dos bailes que serão organizados pela Associação Mandicuera e convidados, haverá também a venda de bebidas e comidas típicas como Mãe Cá Filha e Fuscão Preto, além de bolinhos e porções de barreados”, antecipa.

Vai ser um espaço permanente onde serão realizadas aulas de Fandango, com destaque para a música e dança. O objetivo é fazer com que a atual geração de jovens se engaje nas propostas da Associação ampliando o número de participantes fazendo com que o fandango se torne uma manifestação ainda mais viva.

“Além disso, vamos organizar todo acervo do mestre Eugênio, para que seja preservada sua memória. Estamos trabalhando juntamente com o apoio de dois netos do mestre que abraçaram a nossa ideia”, ressalta. A casa está localizada na Rua 28, bairro Sete de Setembro. No dia da inauguração, 3 de dezembro, a partir das 23h, haverá um baile organizado pela Associação e convidados.

 

MESTRE EUGÊNIO

Eugênio dos Santos nasceu no Rio do Cerco ou Cerco Grande, em Guaraqueçaba, no ano de 1926. Na juventude, chegou em Paranaguá fixando residência na Ilha dos Valadares, tendo fundado o bairro Sete de Setembro. Verdadeira referência do fandango paranaense, dedicou sua vida ao fandango, falecendo em 2011, com 85 anos.

 

 

Em todos esses anos constam muitas homenagens e um trabalho voltado para a manutenção do fandango, tendo sempre residido na Ilha dos Valadares. Em 2003, viajou por várias cidades brasileiras apresentando o espetáculo "Mestre Eugênio e tocadores de Paranaguá" através do Projeto Sonora Brasil, realizado pelo Departamento Nacional do Sesc.  Em 2005, participou como palestrante no Seminário Nacional de Políticas Públicas para Culturas Populares, em Brasília. Em  2006, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2008, recebeu do Ministério da Cultura/Secretaria da Diversidade Cultural o Prêmio Culturas Populares "Mestre Humberto Maracanã". Mestre Eugênio foi classificado na classe de Comendador na área de cultura popular.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress