Connect with us

Cultura

Baile de Fandango acontece no sábado

Baile será realizado no mercado Nilton Abel de Lima, e a animação fica por conta do grupo Mandicuera

Publicado

em

No sábado, 1.º, a partir das 22h, acontece o tradicional baile de fandango. A festividade será realizada no mercado Nilton Abel de Lima, ao lado do Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah, em função das obras de manutenção no Mercado do Café, palco tradicional dos bailes de fandango.

Os bailes acontecem a cada 15 dias, sendo sempre animados por um grupo diferente. No sábado, quem comanda o baile é o grupo Mandicuera, sediado no bairro Sete de Setembro, na Ilha dos Valadares.

Grupo Mandicuera está em atividade desde 2004

 

Os bailes são abertos ao público em geral, voltados principalmente para quem aprecia diversão em família. Isso porque os bailes costumam reunir gerações diferentes de fandangueiros. O baile é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.  

MANDICUERA

A Associação Mandicuera, fundada em 2004, é uma entidade formada por um grupo de pessoas interessadas em revitalizar atividades culturais do litoral. Reconhecida pelo Ministério da Cultura e também no exterior, fica sediada na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. Tem como lema a preservação e difusão do patrimônio imaterial, agregando iniciativas que visam à prática, ao estudo e à divulgação da cultura popular caiçara. Promove ações conscientes do papel transformador que a cultura pode exercer na comunidade. O trabalho desenvolvido pelo Mandicuera foi registrado, juntamente com outros grupos de culturas tradicionais, em uma pesquisa que deu origem ao documentário intitulado “Fandango”, lançado no Instituto Goethe, em Curitiba.

Mandicuera está localizado no bairro Sete de Setembro, na Ilha dos Valadares

 

Continuar lendo