Oficinas de Arte, História e Cultura em Paranaguá
Paranaguá ganhou mais um coletivo de professores, alunos e pesquisadores dispostos a empreender uma abordagem interdisciplinar de estudos teóricos e práticas de intervenção sobre os arranjos produtivos culturais e sociais de nossa cidade e do litoral do Paraná como um todo: trata-se do Núcleo de Estudos em Antropologia, Letras, Museologia e Artes (ALMA).
Coordenado pelo Professor Antônio Galvão, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranaguá, o grupo de pesquisa abriu suas atividades de extensão com a oficina Curadoria de Exposições de Arte no último sábado, dia 24 de fevereiro. Com excelente presença a oficina foi ministrada pela talentosa Adriana Sevla que tem uma experiência de 12 anos na Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá (FUMCUL) e também trabalhou no Museu Oscar Niemeyer (MON) e no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR) e aconteceu na Casa Cultural Prelúdio, situada à Rua Olário Guimarães, 43, Vila Itiberê. Que o núcleo de estudos ALMA possa enveredar pela história, arte e cultura de Paranaguá com muito sucesso.
Associação de Artesãos
Está saindo forno uma nova associação, desta vez voltada exclusivamente para o segmento do artesanato. A Balaio das Artes Associação dos Artesãos de Paranaguá busca o aprimoramento, legalização e valorização do Artesão. O artesanato é um produto desenvolvido por técnicas manuais utilizadas pelo artesão. Este profissional é considerado um artista, pois seus produtos são verdadeiras obras de arte.
O artesão é aquele que exerce sua arte através de um ofício manual. Seu trabalho é individual e, através dele, este profissional isolado sobrevive em muitas regiões, principalmente nas áreas distantes dos grandes centros urbanos. Aqui em Paranaguá, berço de diversos talentos, existem comunidades compostas por artesãos que serão atendidas pela associação na busca de aprimoramento afim de agregar valor ao seu produto. Por ser um trabalho bastante apreciado nas feiras e no Mercado do Artesanato, os mesmos fazem muito sucesso entre os turistas e consumidores locais.
Arte Pensante
“Artesanato, é personalizado, agrega valor da ação da mente humana, também é arte e como tal deve ser valorizado.” Teoria da Literatura