conecte-se conosco

Cultuando

Oficina de Fotografia

As aulas de fotografia já iniciaram na Casa Cecy e ainda há vagas na turma da tarde, que é das 16 horas às 17h30.

Publicado

em

As aulas de fotografia já iniciaram na Casa Cecy e ainda há vagas na turma da tarde, que é das 16 horas às 17h30. Segundo a Secultur, a outra turma que é das 18h30 às 20 horas já tem 16 alunos. Os interessados podem se inscrever na Casa Cecy. Imperdível!

Exposição “Mar de Nuvens”

Continua no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR em Paranaguá a mostra Mar de Nuvens", do fotógrafo Lucas Pontes. A mostra, que teve até o momento mais de 4.200 visitantes, estará em cartaz no museu até 10 de março de 2019. A exposição traz para a sede histórica do MAE uma coleção de fotografias de paisagens da Serra do Mar Paranaense, onde se localizam os maiores picos do sul do Brasil, retratadas em 30 fotografias.

As imagens convidam o visitante a conhecer cenários deslumbrantes, onde as nuvens formam um “mar” entre as cadeias montanhosas. “Mar de Nuvens” já esteve em diversos locais e foi inaugurada no MAE em dezembro do ano passado. Ela traz uma seleção de imagens do livro de título homônimo, do fotógrafo Lucas Pontes, disponível para venda no Museu.  A publicação conta com textos de especialistas na área de geografia, conservação da natureza e montanhismo, além de ilustrações e fotografias do conjunto arquitetônico da Serra do Mar.

O que é uma obra de arte

Quando abordamos o conceito de beleza, em relação à estética, percepcionamos a existência de uma troca de Análise de arte informação entre a obra e o espectador. Está presente uma troca de sentidos e significados, de informações que convertem a obra de arte num testemunho de um contexto histórico, social, cultural e/ou religioso. Ao apreciarmos uma obra de arte, ressalta a necessidade de analisar os elementos presentes na mesma, de modo que as informações nela contida sejam devidamente «decifradas». O espectador compreenderá, assim, melhor a obra e aquilo que o artista pretendia transmitir. A leitura ou interpretação de qualquer obra de arte torna-se um passo tão importante quanto à própria produção artística, porque só assim iremos compreender e apreender a mensagem do artista.

Arte Pensante

"O pequeno mundo fechado da obra de arte e a sua estrutura, que significativamente liga o mais pequeno pormenor a um conjunto superior, esse microcosmos, foi sempre uma alegoria do significado e da estrutura do mundo e deve continuar a ser nos nossos dias". Walter Hess

Continuar lendo
Publicidade