A Casa da Cultura Monsenhor Celso abriu ontem, dia 11 para receber os seletos convidados que apreciaram a exposição Mar de Lá com trabalhos dos artistas, Marilia Diaz, André Serafim e Paulo Rás. A mostra apresenta com muita sensibilidade e talento uma mescla de artes visuais e literatura. Realmente Imperdível!
Como conservar as minhas fotos antigas
O Homem tem produzido imagens desde o tempo das cavernas pintadas aos nossos dias. Com a invenção da Fotografia, permitiu-se a criação de imagens mais realistas e objetivas, e em frações de segundos. Usada como meio de expressão e comunicação pessoal e social de diversas naturezas, a Fotografia tem oscilado entre passatempo e profissão. Independente do contexto da sua produção, ela toca as nossas vidas nas suas variadas formas, promovendo emoções e sensações e registando momentos históricos e sociais únicos.
Pelo fato da sua natureza estar intrinsecamente ligada à noção de memória coletiva ou singular, jaz em nós a responsabilidade de preservar os exemplares fotográficos da melhor forma possível, garantindo desse modo também preservação das memórias neles contidos. Além de serem uma imagem, as fotografias são um objeto palpável, que ocupa um lugar no espaço e que requer uma atenção específica, mediante a sua composição fisico-química e as fragilidades que daí advêm. Assim, a preservação e organização das fotos antigas vai depender de vários fatores.
A conservação preventiva de fotografias
Devemos ter em conta que as fotografias antigas são raras e, até, únicas, é da nossa responsabilidade tomar todas as precauções possíveis para as salvaguardar, de modo que perdurem. Falamos antes da instabilidade físico-química da fotografia. Se esta já de si a fragiliza, o meio ambiente em que se encontra também influencia a sua condição e preservação. Na realidade, o ambiente pode agir como acelerador ou retardador da deterioração.
É por isso que se deve criar um microclima apropriado à preservação da espécie fotográfica, e sob a ideia de máxima preservação. Resumidamente, contamos neste processo o seguinte: A análise das diferentes espécies fotográficas e as suas necessidades específicas; a análise dos estados de conservação que deve ser feito individualmente, assim como em conjunto; os sistemas de acondicionamento existentes e adequados; os tratamentos básicos de limpeza e estabilização que podem ser efetuados sempre que estes sejam necessários e quem os executa e o estabelecimento de regras de manuseamento garantindo o respeito e integridade da fotografia e prevenção de danos. Citaliarestauro.com.