Permanece na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá a exposição Mar de Lá com trabalhos dos artistas, Marilia Diaz, André Serafim e Paulo Rás. A mostra apresenta com muita sensibilidade e talento uma mescla de artes visuais e literatura.
Realmente Imperdível!
O que é Museu
Definir o que é museu constitui uma tarefa complexa e controversa. Desde o início do conceito até aos desafios que se colocam atualmente o conceito de museu tem sido objeto de amplas teorizações e polémicas. Vamos, apresentar apenas algumas das respostas possíveis à questão: o que é museu ? Emília Mori, que no curso Linhas Gerais da Gestão Museológica desenvolve de forma aprofundada estes conceitos e a evolução dos museus ao longo da história. Museu é uma palavra de origem no grego Mouseion. Contudo, museu como local de preservação de objetos antigos com finalidade cultural tem origem bem mais remota. Os homens primitivos do Período Paleolítico possuíam vários tipos de objetos guardados, a exemplo temos os artefatos encontrados nas tumbas.
Um conceito mais aproximado de o que é museu como na modernidade, nos remete ao segundo milênio a.C., na Mesopotâmia, quando os cidadãos dessa região copiavam as inscrições mais antigas para educarem os jovens. Tempos mais tarde, em Ur, os sacerdotes mantinham uma coleção de antiguidades no local anexo à escola do templo, onde era identificada quase como o sistema de exposição atual.
Muito caminho foi percorrido tanto no que respeita à evolução do museu enquanto espaço físico como à teorização do conceito. Até a metade do século XX, os museus eram passivos diante da sociedade, pois seus critérios administrativos e aquisitivos eram arbitrários. Porém, após uma crise conceitual e com severas críticas, houve aprofundamento científico de seus conceitos, causando a reformulação a partir de 1970, e, com isso, a fase da fundação da museologia moderna. De instituições elitistas, colonizadoras, sectárias e excludentes, os museus têm procurado os caminhos da diversidade cultural, da repatriação das referências culturais, da gestão partilhada e do respeito à diferença de forma objetiva e construtiva.
De instituições paternalistas e autoritárias, os museus têm percorrido os árduos caminhos do diálogo cultural e da convivência com o outro.
De instituições isoladas e esquecidas, os museus têm valorizado a atuação em redes e sistemas, procurando mostrar a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico. Continua…