Após um bom período de merecidas férias estamos de volta para contribuir da melhor maneira possível informando sobre cultura e seu contexto. Então, mãos à obra.
Definições de Cultura
Todas as ações por meio das quais os povos expressam suas formas de ser constituem a sua cultura. A cultura engloba tanto a linguagem com que as pessoas se comunicam, contam suas histórias e fazem seus poemas, quanto à forma como constroem suas casas, rezam, fazem festas. Enfim, suas crenças, seus saberes e fazeres. A cultura é um processo dinâmico, transmitido de geração em geração, que se cria e recria no presente.
Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos, obras de arte, artesanatos e também as músicas e danças, os folguedos. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia.
(Cecilia Londres)
Artesanato também é arte
Nesses meses de férias, nosso município recebe a visita de turistas de diversos lugares que sempre gostam de levar pequenas lembranças que lembrem o berço da civilização paranaense. Aí entra o Mercado do Artesanato e os talentosos artesãos que nele estão instalados.
O artesão responde por todo o processo de transformação da matéria prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação ele é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, criação do projeto artesanal e desenvolvimento de um produto que bem represente nosso município.
Historicamente, a partir do século XI, o artesanato era concentrado em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes vivia com o mestre artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este ensinava em troca de mão de obra barata e fiel, recebendo ainda vestimentas, comida e conhecimento. Posteriormente, criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.
Enfim, artesanato segundo o livro Teoria da Literatura, é personalizado e agrega o valor da ação da mão e da mente humana. Eu acrescento…É arte e como tal deve ser valorizada.
Arte Pensante
“O olhar do artista, em qualquer circunstância, procura aquilo que os outros não veem. Transcende a simples observação.”
(Nessia Leonzini)
Diogo Rodrigues Alves é Diretor de Arte / Artista Plástico. Sugestões pelo telefone (41) 99980.0528