conecte-se conosco

Cultuando

Cultuando

Com obras de 27 artistas, abriu no dia 8 de junho, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a sexagésima sexta edição do Salão…

Publicado

em

Definições

“Obras não são concebidas para agradar, mas para fomentar o diálogo entre artista e público…”, Paulo Portella Coelho.

 

Salão Paranaense

Com obras de 27 artistas, abriu no dia 8 de junho, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a sexagésima sexta edição do Salão Paranaense.

Vale conferir!

Prazo final para cadastro no CNART é 30 de junho

No intuito de dar oportunidade a todos no mercado de arte de se adequarem às regras do setor, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) prorrogou mais uma vez o prazo para inscrição no Cadastro Nacional de Negociantes de Obras de Arte e Antiguidades, o CNART.

As regras são uma proteção ao profissional do setor que, mantendo em dia o cadastro e as comunicações ao Iphan e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, não corre o risco de ser envolvido inadvertidamente em operações criminosas. A regulamentação específica para o mercado de arte está no âmbito das ações de combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, definidas pela Lei n.º 9.613/1998. Seguem regras semelhantes os setores de joias, esporte, mercado financeiro, entre outros, que muitas vezes são alvos dessas atividades ilegais.

O cadastro é gratuito e os comerciantes podem fazer o registro a qualquer momento, mesmo depois do prazo. O efeito da portaria é que após o dia 30 de junho, em caso de fiscalização, a pessoa física ou jurídica que comercialize profissionalmente esses bens e não estiver em dia com as regras do setor, o que inclui o cadastro, estará sujeita às sanções descritas na Portaria Iphan n.º 80 de 2017.

De acordo com a Portaria Iphan n.º 396/2016, devem se cadastrar pessoas físicas ou jurídicas, que comercializem obras de arte e antiguidades de forma direta ou indireta, inclusive mediante recebimento ou cessão em consignação, importação ou exportação, posse em depósito, intermediação de compra ou venda, comércio eletrônico, leilão, feiras ou mercados informais, em caráter permanente ou eventual, de forma principal ou acessória, cumulativamente ou não. Também estão incluídos os comerciantes de manuscritos e livros antigos ou raros.

Salão de Artes Visuais de Pinhais

Estão abertas as inscrições até o dia 14 para o 1.º Salão de Artes Visuais de Pinhais. Serão aceitas, para seleção, obras inseridas no contexto contemporâneo, executadas a partir de 2015. Cada participante poderá inscrever-se apresentando até duas obras. Serão premiados os três primeiros lugares.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (41) 3912-5247 ou (41) 3912-5241 e http://www.pinhais.pr. gov.br/semel/cultura/ FreeComponent782content12578. shtml

 

Arte Pensando Arte

 “O artista deve aprender a arte de transpor o que sente no que quer fazer sentir”,
Albert Comus.

 

Diogo Rodrigues Alves é Diretor de Arte / Artista Plástico. Sugestões pelo telefone 41.3038-1697.

Publicidade


Em alta