conecte-se conosco

Cultuando

Cubismo

O Cubismo é tido como a raiz estética da arte abstrata, evoluiu bastante ao longo dos seus sete anos de atividade.

Publicado

em

Não deve haver ideias preconcebidas; cada quadro é uma nova aventura. Georges Braque

O Cubismo é tido como a raiz estética da arte abstrata, evoluiu bastante ao longo dos seus sete anos de atividade e, assim, podem-se distinguir três fases do cubismo para as quais segue/ 1.ª fase: cezaniana, ou pré-analítica – Não deve haver ideias preconcebidas; cada quadro é uma nova aventura.” 09), 2.ª fase: analítica, ou hermética (1909-1912), 3.ª fase: sintética (1912-1914). O intervalo de ação deste movimento posiciona-se entre 1907 e 1914 e deve a sua criação a Georges Braque e a Pablo Picasso.

Os artistas cubistas defendem uma arte pura, cerebral e conceptual através da reconstrução das formas naturais segundo a lógica e a geometria, e rejeitando a simples cópia ou representação da aparência visual e sensorial do objeto. Nos seus Cadernos de 1917-47, Braque afirmava “Não se deve querer apenas copiar as coisas. Devemos penetrá-las, tornarmo-nos nós próprios em coisas”.

De fato, o Cubismo propõe uma nova representação com base nas mais recentes descobertas da Física (a teoria da Relatividade e a teoria da Quarta Dimensão) e da Filosofia (o conceito sociológico que o Ser Humano não se move apenas nas três dimensões do espaço físico, mas também no Tempo). Talvez por esta razão, as pinturas cubistas aparecem como uma representação coordenada de momentos estáticos, captados na mesma tela. Além de ter sido influenciado pelas descobertas científicas da época, para a definição do Cubismo foi igualmente importante o trabalho de Cézanne, que encarava a pintura como uma reconstrução lógica e geométrica da Natureza, e a arte étnico-primitiva.

As características principais da fase cezaniana são: Temática de paisagem ou figura humana em atelier; Representação racional e geométrica das formas (segundo a ideia de Cézanne de que tudo pode ser reduzido à sua forma geométrica-base); Formas delineadas por contornos quebrados; Manutenção dos volumes; Existência de perspectivas múltiplas com o desdobramento dos planos; Rostos são simplificados ou, então, representados como máscaras (influência da arte africana); Paleta cromática reduzida. É a partir da fase analítica que o cubismo começa a ser apelidado como pintura abstrata, o que estava longe da intenção dos artistas, mas que é compreensível pelo resultado quase irreconhecível da representação. Citaliarestaur

Continuar lendo
Publicidade