Definições
“De fato, não tardaremos a descobrir que a beleza de um quadro não reside realmente na beleza do seu tema.” Gombrich – 1950
Conservação de Pintura sobre Tela
Tela é um suporte de tecido vegetal, como o linho, algodão, cânhamo ou juta, esticado num chassi (armação de madeira encaixada) por meio de pregos, tachas ou grampos metálicos. Sobre o tecido esticado é aplicada uma base de preparação19, cujo objetivo é proteger a tela da ação dos óleos que são empregados nas tintas que podem degradar o tecido.
O chassi mais adequado é aquele que possui as quatro réguas chanfradas, para evitar que parte do tecido da tela encoste-se à madeira causando marcas; com cunhas, que são colocadas nos ângulos reto no verso do chassi, para distender a armação e esticar o tecido, caso seja necessário.
Nas telas mais antigas essa base era composta por gesso e cola protéica de cartilagens animais. No séc. XIX as telas passaram a receber uma base de preparação à base de gesso, cola e óleo.
Algumas técnicas de pintura
Pintura a óleo: tem como base a utilização de pigmentos moídos aglutinados com certos óleos, tais como linhaça, nozes e de dormideira. A terebentina é acrescentada para tornar algumas cores mais fluidas e transparentes. A técnica a óleo pode receber, no final, uma camada de verniz como proteção para as cores, sendo os mais comuns as resinas naturais, como o copal, o âmbar e o damar, dissolvidos em terebentina.
Têmpera: utiliza pigmentos secos misturados com aglutinante, como goma arábica, gema de ovo e da caseína, que tem o poder de fixar os pigmentos sobre o suporte, geralmente tela ou madeira.
Encáustica: é a técnica que usa pigmentos misturados na cera, aplicado quente sobre o suporte, que, em geral, é um tecido de algodão aderido sobre painel de madeira.
Pintura acrílica: técnica moderna, baseada em produtos sintéticos de natureza acrílica, feita pela dispersão dos pigmentos. Não é tóxica, sua diluição é a base de água e de secagem rápida.
Ação de conservação
As pinturas devem ser assentadas sobre uma mesa e higienizadas com pincel de pelo macio. Neste processo é importante observar os resíduos de sujidades removidos, se há excrementos de insetos, o que indica ataque de insetos xilófagos, geralmente no chassi e ou na moldura. Caso apresente ataque de insetos xilófagos, o procedimento a ser adotado é separar a obra com ataque do restante do acervo. Continua…
Arte Pensante
“Artesanato, é personalizado, agrega o valor da ação da mente humana, também é arte e deve ser valorizado.” Teoria da Literatura
Diogo Rodrigues Alves é Diretor de Arte / Artista Plástico. Sugestões pelo telefone (41) 99980.0528