conecte-se conosco

Cultuando

arte

Na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá permanece até o dia 9 de novembro a exposição “Pássaros”.

Publicado

em

Arte Pensante

“Tenho dificuldade para aceitar o vazio, a cultura precisa de um terreno fértil para se desenvolver.” L. Mutacelli

Casa da Cultura

Na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá permanece até o dia 9 de novembro a exposição “Pássaros”, com fotografias de Nivaldo Cavallari. Quem tiver a oportunidade de visitá-la vai poder apreciar excelentes reproduções de pássaros na sua grande maioria captadas aqui no nosso município. Nivaldo passeia pela linguagem conceitual contemporânea que conversa com a tradicional técnica da fotografia.

Imperdível!

Quem são as Musas?

No último domingo passeando com um grupo de amigos pelo Centro Histórico de Paranaguá tive a oportunidade de explanar um pouco sobre a nossa cultura e patrimônio material, e me perguntaram sobre o significado das estátuas geralmente de concreto que estão fixadas sobre os casarios da Rua da Praia, prometi que colocaria algo sobre as musas em nossa coluna. Então, pesquisei sobre em Citaliarestauro.com como segue.

“As Musas inspiraram o nome dos museus, mas quem eram essas criaturas? Elas são nove musas e cada uma está ligada a algum componente cientifico ou artístico. Pode-se conhecer em detalhe as musas, deuses, cultos, heróis, monstros e mitos da Mitologia greco-romana através da internet ou em livros específicos. As musas eram Ninfas, nascidas da relação de Zeus e Mnemósine e acompanhavam frequentemente Apolo, deus das Artes. Habitavam o monte Helicón, mas estavam frequentemente no Olimpo a entreter os deuses. Inicialmente, as musas foram criadas para celebrar a vitória dos deuses sobre os titãs, na chamada Titanomaquia.

Consideradas divindades da primavera, com o tempo a importância delas aumentou até se tornarem deusas – e responsáveis pela inspiração humana. As 9 Musas são: Calíope, musa da eloquência e da poesia heroica, Clio, musa da história, Érato, musa da poesia lírica e erótica, Euterpe, musa da música, Melpômene, musa da tragédia, Polímnia, musa da poesia sagrada, Terpsícore, musa da dança, Talia, musa da comédia e festividade, Urânia, musa da astronomia. Quem quiser admirar é só olhar atentamente para o alto de alguns  dos nossos sobrados na Rua da Praia ou ver mais de perto no pátio do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá onde existem quatro remanescentes.

Continuar lendo
Publicidade