“Quem se deleita com o Belo está apto a viver no paraíso.” Mokite Okada
Memórias Conceituais na Casa da Cultura
A Casa da Cultura em Paranaguá está aberta para receber os turistas e amantes das belas artes que vão poder apreciar obras de 20 artistas parnanguaras que estão homenageando o município nos seus 370 anos.
As obras da exposição “Memórias Conceituais” retratam paisagens atuais e antigas do nosso município levando o observador a momentos inenarráveis. Também podem ser apreciadas peças de cerâmicas e artesanais. O contemporâneo se faz presente através de obras conceituais que se conversam no amor a Paranaguá.
Imperdível
Conservação Preventiva
Frequentemente, a higienização de livros antigos é desvalorizada por ser um tipo de tratamento cujos resultados não são facilmente visíveis. O pó e a “sujidade” são importantes agentes de degradação. Conjugados com condições ambientais propícias podem provocar destruição em todo o tipo de suportes e são alimentos para diversos organismos. Por esse motivo, a sua remoção é fundamental para a preservação de qualquer livro ou documento. É recomendado que se faça, com a regularidade possível, um trabalho de higienização de todos os volumes que se pretende preservar.
Este tipo de intervenção ajuda a remover partículas nocivas da superfície, tal como poeiras, fungos e dejetos de insetos, que de outra forma podem ficar entranhadas nos materiais. Os métodos de higienização utilizados deverão ser escolhidos de acordo com o estado de conservação do livro ou documento. Recomenda-se que se faça, sempre que possível, limpeza com métodos secos, por ser mais seguro para o material a intervencionar. Limpeza por via húmida deve ser feita apenas por técnicos especializados e apenas nos casos em que a limpeza por livros antigos via seca não tenha sucesso, já que o papel fica mais suscetível de sofrer danos. A trincha a ser utilizada deve ser muito macia. Em casos mais críticos uma preparação de 50% de álcool 90 e 50% de Lisoform aplicados com pano macio, ajuda.
Fonte: Citalia