“Tenho dificuldade para aceitar o vazio, a cultura precisa de um terreno fértil para se desenvolver.” L. Mutacell
O centenário da Bauhaus celebra-se em 2019. O programa de atividades vai iniciar em Janeiro e prolonga-se até 2020. Conheça a Bauhaus e o porquê da sua enorme importância para as artes contemporâneas, o design e a arquitetura. Citalia.
O que foi a Bauhaus
Foi uma escola alemã de artes aplicadas, dedicada às artes plásticas, arquitetura e design e considerada a primeira escola de design do mundo. Resultou da fusão da Liga Deutsche Werkbund, da Escola de Artes e Ofícios e da Escola de arte de Weimar, foi fundada por um grupo de profissionais de várias áreas, artistas, engenheiros, arquitetos e artesãos. Após o fim da I Guerra Mundial, artistas e intelectuais tentaram fazer parte da tarefa de reconstrução da Nação Alemã.
Entre eles, destaca-se Walter Gropius, que ainda horrorizado com o que testemunhou na frente de batalha, decidiu criar o projeto de uma escola que desse aos jovens as habilidades necessárias para contribuir para o país, não só no sentido emocional e estético, mas também financeiro.
Em 1919, ele recebeu o convite para dirigir um estabelecimento educacional de artes. Fundou a Bauhaus. A sua principal característica foi a reconciliação entre arte e artesanato e a ideia de que a arte podia ir além do sistema de belas artes, que a escola promoveu. Desta forma, a escola não rejeitava a produção industrial, antes, tentava enriquecê-la a partir da estética.
Casa da Cultura
Na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá permanece até o dia 12 de agosto a exposição “Memórias Conceituais” com obras de conceituados artistas parnanguaras. Quem tiver a oportunidade de visita-la vai poder apreciar excelentes reproduções de paisagens turísticas do município, passeando pela linguagem conceitual contemporânea que conversa com a tradicional técnica da cerâmica artesanal.
Imperdível!
“Eu quero levar o povo à arte, não usar a arte para levá-lo a algum lugar.” Aleksandr Rodtchenk