“A arte não é apenas prazer, é uma atividade criadora da consciência humana da qual deriva toda criação espiritual. A arte é tudo.”
Naum Gabo
Conservação Preventiva, Preservação e Restauração
Muito se tem dialogado sobre a importância do riquíssimo patrimônio histórico de Paranaguá com raríssimas ações reais de conservação preventiva. Basta um passeio pelo centro histórico para observarmos tristes exemplos da falta de atitudes voltadas para a preservação. Em virtude e a pedidos, transcrevo abaixo os conceitos acima citados, torcendo para que haja uma conscientização urgente pela preservação do nosso patrimônio.
O que é conservação
É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização e desinfestação de insetos ou micro-organismos, seguidos ou não de pequenos reparos.
O que é preservação
É uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando condições adequadas de "saúde".
O que é restauração
É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos.
“É possível ensinar a arte, mas é impossível fazer um artista.”
Antonio Temporão
A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal.
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.