Essa é uma dúvida que muita gente tem e me pergunta. Como atuo em meu Ateliê com os dois segmentos, tomo a liberdade de reproduzir um texto que considero bastante elucidativo sobre.
“Você saberia explicar qual é a diferença entre arte e artesanato? Sabemos que a arte pode assumir diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema entre outras. Então sejamos mais específicos na nossa pergunta: qual é a diferença entre artes plásticas e artesanato? Bom, basicamente, a arte plástica é ligada a algum tipo de expressão ou sentimento, e ela representa uma emoção do artista. Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridas ao longo de muita prática.
A criação pode ser repetida, criando-se diversos objetos parecidos. Normalmente o artesanato tem função prática, ao contrário da arte. Na minha opinião, muitas artes práticas tem um pouco de artesanato, e muito artesanato tem um pouco de artes plásticas.
O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina/ ateliê. Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.
A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas, essas deixaram de participar de todo o processo de fabricação.
Além disso, os artesãos eram submetidos a péssimas condições de trabalho e baixa remuneração. Este processo de divisão de trabalho recebeu o nome de linha de montagem.
Hoje, o artesanato voltou a ter prestígio e importância. Continua a buscar elementos naturais para desenvolver suas peças originadas do barro, couro, pedra, folhas e ramos secos entre outros materiais. Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas.
O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação das peças que a meu ver devem ser consideradas produtos.
Blog A.
Craft/Gabriela Cabral