A análise iconográfica é uma ferramenta de grande importância para os profissionais da área de Conservação e Restauro, História, História de Arte e Museologia. A imagem, por si só, é uma forma de comunicação por excelência. Desde o início do tempo, que o homem usa signos e símbolos para comunicar uma mensagem específica, desde a mais simples até a mais complexa, em momentos de perseguição ou de expansão. É neste sentido que a cuidada descrição e interpretação dos objetos artísticos permite descortinar algo mais do que aquilo que se apresenta no imediato. Por exemplo, uma imagem de um jovem, com um lírio na mão, a aproximar-se de uma moça a rezar, deixa de ser apenas isso, para ser uma imagem da anunciação, em que o Anjo Gabriel se apresenta a Maria, comunicando-lhe que está grávida da Salvador. Aproveitamos para desejar a todos os leitores da coluna um Natal repleto de bênçãos de luz e próspero Ano Novo.
Casa da Cultura
Na Casa da Cultura em Paranaguá continua a excelente exposição capitaneada pelo artista plástico Marcial Neves. São novas e belíssimas obras do mestre Marcial mescladas com as dos seus talentosos alunos. Marcial retrata Paranaguá com rara maestria e suas obras de arte podem ser adquiridas a preços muito especiais. Maiores informações na administração da Casa da Cultura.
Exposição Mar de Nuvens
No Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR em Paranaguá, permanece a exposição Mar de Nuvens do fotografo Lucas Pontes. A exposição é composta por fotografias sobre a Serra do Mar paranaense e abre um interessante diálogo com diversas áreas das relações entre o bioma florestal em suas relações com seres humanos. Fora esta o museu mantém em exposição diversos objetos históricos pertencentes ao seu acervo.
Imperdível!