Connect with us

Cultuando

A pintura a óleo

A pintura a óleo é uma técnica artística que consiste no uso de tintas a base de óleo.

Publicado

em

A pintura a óleo é uma técnica artística que consiste no uso de tintas a base de óleo. Elas são aplicadas em superfícies de madeira ou tela de algodão cru, além de outros materiais basicamente utilizam-se pincéis ou espátulas para sua aplicação. A tinta óleo pode ser aplicada crua ou diluída em alguns solventes ou óleo de linhaça de acordo com a espessura que o artista deseja criar. Sua principal característica diz respeito à mistura cromática e o brilho conferindo acabamento excepcional, além da flexibilidade em função da lenta secagem da tinta, permitindo ao artista alterar seu trabalho quando necessário. Ainda assim, há algumas desvantagens no uso da tinta óleo, uma delas é o escurecimento ou amarelamento da tela com o passar dos anos em função do excesso de óleo de linhaça, por exemplo, além de fatores ambientais e baixa qualidade do material.

Grande parte das referências, acerca da história da arte, indicam que esta técnica de pintura surgiu na Europa no século XV e foi atribuído aos irmãos Van Eyck, no entanto estudos recentes sugerem que a pintura a óleo tenha surgido ainda no século VII. Procure comprar materiais para pintura a óleo de boa qualidade, ou as melhores que puder pagar. Se estiver apenas começando, pode achá-los em quites que incluem a maioria deles, às vezes em boas caixas de madeira ou mesa de cavalete. O que você vai precisar é, no mínimo: Uma tela do tamanho apropriado para a pintura que você deseja fazer. É uma boa comprar também vários cartões telados de pintura menores para exercícios e estudos preliminares. Você também pode usar blocos de papel, contanto que sejam feitos para pintura a oleo e sejam engessados.

Tente escolher cartões telados com o mesmo tamanho da tela, mas se não for possível, compre-os maiores para poder enquadrar o desenho dentro dele. Tubos de tinta a óleo numa paleta básica. Se você estiver comprando um quite, provavelmente ele têm as cores essenciais. A menor paleta essencial tem vermelho, amarelo, azul, siena queimado e um grande tubo de branco. Se forem potes de tinta Winsor & Newton, compre amarelo limão, Rosa Permanente e Azul Ultramarino ou Ultramarino Francês (que são quimicamente próximos). Se você for escolher cores primárias de um conjunto de várias cores, use Crimson Alazarim ou qualquer vermelho mais perto do púrpura, e não do laranja. Você pode abrir mão do siena queimado, mas ele tem um propósito além da mistura de tintas. Se o seu quite não o tiver, use marrom avermelhado. Continua…

O ápice da arte não é a reprodução fiel da natureza, mas sim a representação da verdade, do bem e do belo por intermédio da personalidade do artista. Mokite Okada

Continuar lendo