Connect with us

Cultuando

A arte da Aquarela

Aquarela é uma pintura feita a partir de pigmentos finamente moídos e misturados com água gomada, que serve como aglutinante.

Publicado

em

"A pintura é uma poesia silenciosa e a poesia é uma pintura falante." Marie-Philippe Commetti

A aquarela é uma técnica de pintura utilizada por muitos artistas. É reconhecida como uma das técnicas mais fáceis de manuseio, mas para pintar bem é preciso entender bem seu funcionamento e suas técnicas. Aquarela é uma pintura feita a partir de pigmentos finamente moídos e misturados com água gomada, que serve como aglutinante. Trata-se de uma pintura com base essencialmente na água. As obras, muitas vezes feitas sobre papel, também são chamadas de aquarelas. As cores se apresentam muito claras no papel porque a água tem um papel fundamental no processo. Mas isso também pode variar em função do estilo de cada artista. Alguns pintores optam por colocar pouca água em sua mistura para dar uma aparência mais pigmentada. A aquarela é uma técnica de pintura utilizada por muitos artistas. É reconhecida como uma das técnicas mais fáceis de manuseio, mas para pintar bem é preciso entender bem seu funcionamento e suas técnicas.

A aquarela é uma das técnicas mais antigas de suporte flexível. Ela é muitas vezes comparada ao guache, sendo que esse último utiliza muito pouca água. A técnica existe praticamente desde sempre! Muitas civilizações usaram pigmentos de água para registrar elementos de sua cultura. No entanto, a aquarela foi por muito tempo considerada como uma técnica de estudo, que permitia refletir sobre os estágios iniciais de seu trabalho. Foi somente no século XVII que a aquarela foi reconhecida como uma verdadeira técnica, usada em particular nas iluminações.

A pintura em aquarela é uma pintura que é fácil de se retrabalhar. Na verdade, mesmo quando seca, a tinta pode ser retocada com a aplicação de um pouco de água. É também o que compõe toda a sua complexidade, já que é necessário saber como dosar para não apagar as primeiras camadas. A secagem é feita de forma relativamente rápida. Apenas espere a água evaporar,

Em primeiro lugar, você precisa saber que a pintura em aquarela é realizada em um suporte de papel. Não faz sentido fazer uma aquarela em uma tela, porque a tela de linho ou a tela de algodão absorve a tinta diretamente, antes mesmo de você conseguir trabalhar. É necessário adquirir um papel adequado. Existe uma variedade grande de gramaturas. Tudo depende das suas preferências. O papel de aquarela é muitas vezes grosso para evitar que a folha se rasgue com a abundância de água. Para começar, o pintor tem duas opções. Ou pinta diretamente na folha de papel seco Canson, ou embebe a folha de água com o pincel antes de aplicar a tinta. Segue….

Continuar lendo