conecte-se conosco

Conteúdo de Marca

Saiba mais sobre as causas e tratamento da Síndrome Urogenital

Dra. Ana Luiza Varella Jamnik é formada pela Universidade Federal do Paraná e Residência Médica também pela UFPR. Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e é médica cooperada da Unimed Paranaguá

Publicado

em

Neste Momento Saúde Unimed, Dra. Ana Luiza Varella Jamnik fala sobre a causa, sintomas,  e do tratamento da Síndrome Urogenital.  Confira:

O que é a Síndrome Urogenital e quais são suas causas?

Dra. Ana Luiza Jamnik: A síndrome urogenital está relacionada à deficiência de um hormônio chamado estrogênio que ocorre no período da pós menopausa. Ela é responsável por causar dor nas relações sexuais e alguns sintomas de desconforto urinário. O estrogênio que está em muito menor quantidade nesse período é responsável por manter todo o tecido que envolve a vulva, vagina e uretra de forma saudável, e sua falta leva ao afinamento do tecido, perda da elasticidade e diminuição da lubrificação, além de outras queixas como mação, irritação e dor na relação sexual.

Quais são seus principais sintomas?

Dra. Ana Luiza Jamnik: Os sintomas urinários mais comuns são o aumento da frequência ao urinar, sensação de ardor, escape de urina e até infecções do trato urinário. A maioria das mulheres acreditam que essas dificuldades e a atrofia da região genital faz parte do nosso envelhecimento natural e algo com que tenham que conviver. Atualmente, esse assunto está mais aberto à discussão e levando ao conhecimento das mulheres de que existem vários recursos médicos para enfrentar essa síndrome e seus desconfortos.

Existe cura/tratamento?

Dra. Ana Luiza Jamnik: O ginecologista pode ajudar a definir qual é o melhor tratamento para cada caso específico.

Podemos utilizar hormônios de uso oral ou local, lubrificantes a base de água ou ácido hialurônico e mais recentemente tecnologias já conhecidas e agora adaptadas para a área genital como o laser vaginal e a radiofrequência fracionada microablativa que ajudam a estimular a produção de colágeno local restaurando a mucosa vaginal e melhorando sua lubrificação.

Consulte seu ginecologista de confiança para maiores informações.

Em alta

plugins premium WordPress