conecte-se conosco
Foto: AdobeStock 303847770

Conteúdo de Marca

Programa de Gratuidade desenvolve jovens e adultos para o mundo do trabalho

Iniciativa do Sistema Fiep oferta ações que vão da Educação de Jovens e Adultos à Inclusão de Jovens Negras e Negros

Publicado

em

Com objetivo de democratizar o acesso à educação, o Sistema Fiep lança o Programa de Gratuidade, com ações voltadas à educação básica e profissional, inserção e recolocação profissional. “Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4: Educação de Qualidade, o programa engloba quatro grandes eixos para o desenvolvimento de jovens e adultos”, explica Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep. “O propósito é capacitá-los e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho.”

Os eixos são: Educação 4.0, Vem que Vai, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programas Sociais. Em Educação 4.0 o Sesi no Paraná oferta para alunos de escolas públicas ou de organizações da sociedade civil, por meio de parcerias, reforço escolar nos 4º e 5º anos, estimulando a cultura maker, expressão e comunicação e inteligência emocional, além de encontros semanais no contraturno para adolescentes de 14 a 16 anos. Estas reuniões, denominadas de Iniciação Profissional, objetivam desenvolver as competências socioemocionais, informática e demais competências requisitadas no mercado.

No eixo Vem que Vai a atuação é do Senai. São cursos de Aprendizagem – que atendem jovens de 14 a 24 anos que já trabalham em indústrias e fazem formação técnico-profissional para Jovem Aprendiz e estão preparados para o primeiro emprego ou reinserção profissional – e de Qualificação Profissional – iniciativa que, em dois grandes módulos, trabalha a formação cidadã desenvolvendo soft skills e a formação de acordo com a oferta de cursos profissionalizantes disponíveis nas unidades Senai no Paraná.

Já com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), colaboradores de indústrias paranaenses e seus dependentes podem concluir o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou o Ensino Médio em qualquer unidade do Sesi no Paraná. Há ainda os programas do eixo Programas Sociais, que visam assegurar direitos fundamentais, a diversidade e igualdade de acesso à educação e ao trabalho digno, fomentando competências essenciais para aprendizes de 15 a 21 anos.

Nesse eixo, está o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho, que está aberto para parcerias com empresas paranaenses. A finalidade é garantir empoderamento, profissionalização, inserção e ascensão laboral. Já o Programa ViraVida é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social e promove ações para o crescimento econômico inclusivo e sustentável, combatendo a exploração e o trabalho infantil. O programa também está aberto para parcerias, com empresas das cidades de Curitiba e RMC, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Para o Programa ViraVida, há processo seletivo. As inscrições devem ser feitas nos CRAS e CREAS mais próximos da residência até 26 de novembro. O resultado sai em 09 de fevereiro de 2022 e as matrículas ocorrem de 17 a 25 de fevereiro. Os participantes do programa recebem vale-transporte e lanche nos dias dos encontros presenciais, camiseta, material didático, acesso à Plataforma Virtual de Aprendizagem, chip de internet, certificação e possibilidade de encaminhamento ao mercado de trabalho como Aprendiz. Além disso, passam pelo Protocolo de Biossegurança do Sistema Fiep.

“Iniciativas como o Programa ViraVida e Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mundo do Trabalho reforçam o nosso papel social do Sesi e do Senai para o desenvolvimento da indústria paranaense, por meio da qualificação profissional, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todos e todas em nosso estado”, afirma Maria Cristhina. “Além de reforçar o engajamento das instituições com o ODS 4, que é sobre educação inclusiva e equitativa de qualidade”, finaliza.

Todas as informações sobre o Programa de Gratuidade do Sistema Fiep estão em sistemafiep.org.br/gratuidade.

Inscrições abertas para o curso gratuito “Você quer ser tudo o sempre sonhou?”

Foto: AdobeStock_351782361

Desenvolvido pelo Sesi Paraná, o curso gratuito “Você quer ser tudo o sempre sonhou?” oferece ao participante uma metodologia de fortalecimento do protagonismo e desenvolvimento de competências socioemocionais, com objetivo de despertar reflexões sobre educação financeira, planejamento pessoal, liderança, protagonismo e empreendedorismo.

Com carga horário de 40 horas e emissão de certificado, o curso é realizado na modalidade EaD, 100% online e gratuito.

A programação comtempla seis módulos, com os temas: Quem planeja sempre alcança; Consumo consciente é um hábito saudável; Soft skills: Habilidades do futuro; Quem empreende, sempre inova; Dificuldades fazem parte da jornada; e Seja sua melhor versão.

As inscrições podem ser realizadas em: https://bit.ly/tudoquesonhou. As aulas iniciam no dia 30 de novembro e contam com duas palestras inéditas sobre Empreendedorismo e Educação Financeira, com o ator, apresentador e empresário, Caio Carneiro, no dia 30/11, e a especialista em investimentos, Ana Laura Magalhães, no dia 01/12.

Os ODS e o Sistema Fiep

Os ODS são parte de uma agenda proposta pelas Nações Unidas e pactuada por 193 países, inclusive o Brasil. O compromisso é de alcançar metas arrojadas em cinco áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. Isso, até 2030. Desde 2003, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável das indústrias paranaenses, o Sistema Fiep promove ações, projetos e programas que incentivam o engajamento do setor e da sociedade nas temáticas sociais, ambientais e econômicas.

Em alta