conecte-se conosco

Conteúdo de Marca

Especialista parnanguara tem trabalho publicado na Revista Europeia de Dermatologia

Trabalho apresentado foi sobre a doença Leishmaniose, em seu caráter de Poliformismo

Publicado

em

Nesta semana, o médico parnanguara Dr. Charles Name De Dominicis, especialista em dermatologia, recebeu a notícia da publicação de seu trabalho na Revista Portuguesa de Dermatologia, um órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia. Uma revista com arbitragem científica internacional, que conta com publicações, que agregam muito valor acadêmico, na área da Dermatologia clínica, terapêutica, cirúrgica, epidemiologia de doenças cutâneas, investigação em biologia cutânea molecular e venereologia. Aproveitamos a oportunidade para conversar com o Dr. Charles neste Momento Saúde Unimed e ver como recebeu a notícia da publicação do trabalho em um veículo tão conceituado na área médica internacional e o que trata a dermatologia. Confira:

Nos fale sobre o trabalho publicado na Revista Europeia de Dermatologia.

Dr. Charles: O trabalho publicado na Revista Portuguesa de Dermatologia foi uma grande emoção.  Nós, da área médica, sabemos que a publicação em uma Revista Internacional é um grande feito. Foi com grande alegria que recebi a notícia da publicação deste trabalho sobre a Leishmaniose, uma doença que pode ter uma apresentação Polimórfica e se, corretamente diagnosticada, ser oferecida a cura ao paciente.

Como foi para o Senhor receber a notícia da publicação de seu trabalho em uma Revista tão conceituada? 

Dr. Charles: Poder apresentar esta doença (a Leishmaniose), em seu caráter de polimorfismo, foi especial. Pude explicar a doença em seus diferentes espectros de apresentações e mostrar de modo bastante documentado todos os exames envolvidos e a melhora do paciente frente a esta enfermidade. Foi muito gratificante como médico.

Quando se fala sobre dermatologia, é comum que uma parcela da população acredite que a especialidade cuide apenas da estética dos pacientes. O que trata um médico dermatologista?

Dr. Charles: Geralmente as pessoas pensam de modo correto em algumas doenças que o dermatologista trata, mas a bem da verdade, como a pele é o maior órgão do corpo humano, são muitas as doenças que tratamos e que, por ventura, muitos nem conhecem, a saber: Acne, Rosácea, Alopecias (quedas dos cabelos), Fungos (micoses), Bactérias, Cistos, Lipomas, Cânceres da Pele, Quelóides, Cicatrizes Hipertróficas, Dermatites (das mais variadas), Doenças Autoimunes (Psoríases, Lúpus, Esclerodermia). São várias e há muito mais ainda.

Além destas abordagens, é claro que o médico Dermatologista é habilitado por lei e é o encarregado de também embelezar os pacientes! No campo da estética, realizamos: Toxina Botulínica (marcas há várias, mas o nome que está na boca de todos é o da marca “Botox”), preenchimentos faciais, lasers, microagulhamentos, peelings e tratamentos corporais com aparelhos que estimulam não só a pele, mas também as camadas musculares abaixo dela.

O verão logo está chegando e quais são os principais cuidados que devemos ter com a pele?

Dr. Charles: O verão está aí, e é claro que precisamos cuidar com a exposição solar (antes das 10h e após as 17h) que seria menos maléfico. Por isso, devemos utilizar filtros solares com fator de proteção ao menos número 30- 3 passadas ao dia manhã, após o almoço e às 15h.  Hidratação adequada para manter as reações químicas da pele e do organismo em ordem, e uma alimentação mais leve.

Quais suas considerações a respeito da publicação e do reconhecimento do estudo na Revista Europeia de Dermatologia?

Dr. Charles: A publicação na Revista Portuguesa de Dermatologia chamada “Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology” foi recebida com muita honra por minha parte. Mostra o potencial do estudo médico e o comprometimento com a saúde, bem como a seriedade e ética, que também realizo a minha medicina! Para mim e para a cidade, considero uma grande conquista. Muito obrigado à Folha do Litoral News pela bela entrevista. Abraços a todos!

Dr. Charles Name De Dominicis é Médico Dermatologista – CRM/PR:31620/Registro de Qualificação de Especialista em Dermatologia (RQE): 23673, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e   Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) – Registro de Qualificação de Especialista em Clínica Médica (RQE:18008), sendo Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – MBA Gestão em Saúde, e participação no  Jackson Memorial Hospital – EUA, no Programa Internacional Médico em Miami – EUA 🇺🇸.