No último dia 5 de abril, a professora Vanessa Marion Andreoli e o professor Luis Eduardo Cunha Thomassim foram empossados diretora e vice-diretor da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR). O evento aconteceu na UFPR Litoral, em Matinhos, onde o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, junto à vice-reitora, professora Graciela Bolzon de Muniz, deram posse à nova direção para a gestão 2024-2028. Autoridades, lideranças de movimentos sociais e membros da direção da UFPR estiveram no evento.
Vanessa e Thomassim substituem, respectivamente, a professora Elisiani Tiepolo e o professor Lourival Fidelis, que estavam responsáveis pela direção setorial desde 2020. “Somos juntos um setor forte e comprometido”, afirma a nova diretora, destacando o acolhimento da UFPR Litoral em sua carreira acadêmica e vida pessoal. “Em momentos como esses é difícil não pensar em como chegamos até aqui, não olhar para trás e para as nossas escolhas, nossos esforços, erros, desafios pessoais e conquistas”, ressalta, ressaltando seu ingresso na UFPR aos 18 anos quando cursou Pedagogia. “Eu amo esse lugar, eu amo estar aqui, eu amo fazer parte desta história”, completa Vanessa Andreoli .
Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, reconheceu a ótima gestão anterior entre 2020 e 2024, que tomou posse antes da pandemia e enfrentou todo o momento de crise sanitária, levando a universidade adiante, cumprindo os desafios, destacando os novos desafios da gestão 2024-2028 com relação a questões orçamentárias e variadas demandas. “Esse é um grande desafio que toda a próxima gestão vocês terão que encarar. Eu não tenho dúvidas que vocês vão se desvencilhar disso com todo o denodo e com todo o sucesso e para esse novo sucesso vocês podem contar com a reitoria da Universidade Federal do Paraná”, destaca.
O vice-diretor, Luis Eduardo Thomassim, já esteve na gestão da UFPR Litoral entre 2016 a 2020 e destacou a importância de retornar à função de vice-diretor. “Eu queria destacar que uma das circunstâncias fundamentais que me trouxe a poder contribuir com a professora Vanessa é o fato de que no processo eleitoral nos deparamos com o forte sentimento de responsabilidade e de dedicação ao trabalho de grande parte dos nossos colegas. Tenho certeza que a gente tem uma tarefa importante e que vamos construir juntos sobre a liderança da Vanessa”, finaliza.
Com informações da UFPR