Nesta terça-feira, 12, celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Rainha e Padroeira do Brasil. A história de devoção à protetora do nosso país é conhecida por todos os católicos, mas, você sabia que ela e Nossa Senhora do Rocio têm muito em comum?
A história da Padroeira do Brasil e da Padroeira do Paraná tem várias semelhanças, a começar pela sua ‘descoberta’. Ambas as imagens foram encontradas nas águas – a de Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo, por três pescadores; e a do Rocio na baía de Paranaguá, por um pescador.
Além disso, as duas apareceram em momentos que o povo das respectivas regiões passava por dificuldades. Nossa Senhora Aparecida foi descoberta em um tempo de bastante escravidão e pobreza naquele local; e Nossa Senhora do Rocio apareceu em uma época de muita simplicidade e luta do povo caiçara, ou seja, aqueles que viviam da agricultura, pesca e artesanato.
No entanto, as imagens foram encontradas em datas bem diferentes. Primeiro, foi a vez de Nossa Senhora do Rocio ser pescada por Pai Berê, como o pescador parnanguara era conhecido, por volta de 1648. 69 anos depois, em 1717, os pescadores paulistas João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Isso nos mostra que as imagens apareceram para ser um sinal de esperança na vida das pessoas. E, até hoje, continuam sendo o escudo de fé, proteção e milagres para os devotos, especialmente nestes tempos de pandemia em que estamos vivendo.
As semelhanças entre as nossas padroeiras fortalecem ainda mais a nossa fé e nos revelam que a devoção a Nossa Senhora é um caminho para aprendermos a amar mais a Jesus. A Virgem Maria sempre esteve totalmente voltara para Deus e devemos seguir o seu exemplo.
Ela foi escolhida por Deus para participar do seu Plano de Salvação. Por isso, Nossa Senhora é, para nós, um modelo a ser imitado: de fé, esperança, obediência, confiança, santidade, união com Jesus, doação e força no sofrimento.
Aproveitando esta data tão especial, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, expressamos que estamos em sintonia com a celebração desta festa tão importante para os católicos do Brasil. Uma festividade que honra a mãe de Jesus, que veio para caminhar junto com seu povo na busca de construir uma história de fé, esperança e amor.
Viva Nossa Senhora Aparecida! Que ela continue olhando por nós. Grande abraço. Deus te abençoe!
Pe. Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário do Rocio