Iniciando o segundo semestre do ano percebemos quão veloz os dias vão passando e com eles a intensidade dos momentos que nos fazem refletir se estamos no caminho certo ou não.
O sentimento do incerto em nossas vidas é presente e constante, mesmo no nascer de cada dia, onde há a chance de um novo começo, tomar decisões e fazer escolhas nunca é tarefa fácil.
Nos vemos em labirintos de situações, deixamos de celebrar pequenas conquistas devido à correria do dia, precipitamos em nos preocupar com coisas que ainda nem aconteceram e esquecemos que a vida é como um rio, que se renova a cada momento e que há sempre uma nova chance de recomeçar.
Recomeçar pequeno, recomeçar grande, um passo é mais um passo, sempre importante para novos caminhos. Recomeçar é renovar as esperanças, é dar mais uma chance a si mesmo, é acreditar, ter fé, sentir medo e com medo mesmo seguir em frente, é levantar a cabeça, respirar fundo e caminhar.
O autor Bráulio Bessa em seu poema “Recomece” diz que, na vida nem sempre engatar a marcha ré significa voltar, mas sim uma maneira de recuperar as forças e novamente recomeçar a sonhar. Um trecho desse poema que gosto muito é:
Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar…
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.
Quando a estrada for longa e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar…
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR.
Não importa onde parou, não importa em que momento cansou, desafios sempre vão existir, mas nós somos capazes de suportar e superar. Somos capazes de renascer com o novo dia. Não importa se o coração ferido chorou, mas importa saber que somos capazes de voltar a sorrir e amar novamente.
Que as alegrias e os êxitos, as dificuldades e os sofrimentos do dia-a-dia não impeçam nosso crescimento, nem de perceber as chances de olhar para frente e enxergar as novas oportunidades que a vida oferece a cada recomeçar de um novo dia.