Aos poucos os clubes que vão jogar o campeonato paranaense, vão se apresentando para os seus trabalhos físicos e técnicos. Acho pessoalmente uma lástima o nosso calendário futebolístico do ano que vem. Muitos jogos em pouco tempo, muitas competições que visam apenas faturar cada vez mais. Seja no Brasil ou exterior, principalmente nos Campeonatos Estaduais. O Brasil é um país de dimensões continentais, e como tal deve ser gerido no futebol, para evitar a queda da qualidade nos jogos do esporte chamado futebol. Dou exemplo, como um time de futebol, vai se preparar com qualidade, treinando 15 ou 20 dias. Impossível. As partidas iniciais dos Estaduais serão uma verdadeira roleta russa. Pobre futebol, sem tempo algum para organizar e treinar as suas equipes tecnicamente, os dirigentes pensam somente na abundância financeira. Repito uma roleta russa.
MARCELO TAS E RENATO NOGUEIRA
Muita gente deixou de assistir televisão nos últimos tempos, os motivos são vários, vai da queda de qualidade até problemas políticos. Seja como for e pelo motivo que for, tem dois programas que sempre que posso eu assisto. Vamos ao primeiro deles! PROVOCA com Marcelo Tas na TV Cultura, apresentando, e como sempre entrevistados de muita qualidade pessoal. O último que assisti, foi na terça-feira passada, Marcelo Tass e o filósofo Renato Nogueira, um diálogo extraordinário entre duas feras da comunicação. Parabéns a dupla pela qualidade do programa, uma aula de vida. Vale a pena assistir está nas redes sociais.
ROBERTO D’AVILA E EDÚ LOBO
O outro programa é na Globo News o Roberto D’avila com seus entrevistados, o último que tive a oportunidade de assistir foi com o gigante compositor brasileiro Edú Lobo. Imaginem o diálogo entre estas duas feras, um ótimo jornalista com um craque da música brasileira e internacional. As histórias contadas pelos dois, os diálogos, os fatos, são imperdíveis. Dois craques, dois brasileiros que orgulham o Brasil por suas qualidades nas suas profissões. Aconselho assistir, está nas redes sociais. Imperdível.
HISTÓRIAS DA LIBERTADORES
Sempre que algum clube vence um campeonato, tem muitas histórias que vem à tona. Agora com a vitória do Botafogo em Buenos Aires contra o Atlético, pipocaram histórias. Cada uma com suas peculiaridades. Como todos sabem, fui parceiro do Sicupira no Mesa Redonda e em algumas rádios da nossa carreira. Uma das mágoas do Sicupira era a falta de títulos internacionais do Botafogo. Como sabem o grande Botafogo do passado, com Nilton Santos, Manga, Didi, Garrincha, Zagallo, etc, contava com o nosso Barcimio Sicupira Junior. Ele por indicação do cônsul Vasco Salgueiro do Internacional, iria para o colorado gaúcho. Até que o Botafogo entrou na parada e o Silvio Pirilo um habilidoso atacante gaúcho, que tinha jogado no Botafogo em passado recente e era o atual técnico do time, veio até Curitiba viu Sicupira jogar e indicou ao clube da Estrela Solitária. Daí em diante se tornou um dos atletas do timaço do Botafogo. Como sabem o Sicupira faleceu tempos atrás, sem tempo para festejar o título de Campeão da Libertadores, que ele tanto almejava ao Botafogo. Houve festa no céu, Nilton Santos, Didi, Zagallo, Paulo Valentim, Élton, Garrincha e Sicupira certamente festejaram a conquista da América do Sul pelo time da Estrala Solitária.
MOZART
Foi apresentado oficialmente pelo Coritiba o seu novo técnico Mozart, com passagens como atleta e como técnico nas categorias de base do próprio Coritiba F.C. O novo treinador deve indicar alguns atletas que já trabalharam com ele no passado, principalmente no Mirassol, time que ele levou a série A do brasileirão. Daqui desejo ao Mozart e sua equipe um ótimo trabalho.