Connect with us

Pensar Verde

O que esperar dos novos prefeitos e vereadores

Esperamos então que políticos comprometidos com a coletividade aproveitem a oportunidade e façam em quatro anos aquilo que vemos muitos deles terem deixado a desejar em mandatos passados

Publicado

em

O que esperar dos novos prefeitos e vereadores

Devemos começar este artigo esclarecendo qual a função dos prefeitos e vereadores. Três poderes políticos orientam as ações do estado, Judiciário, Executivo e Legislativo. O Poder Judiciário atua para que as leis sejam cumpridas conforme a Constituição do Estado. Fazem parte deste poder os juízes, promotores de justiça, desembargadores, e ministros representado por Tribunais. Já os prefeitos fazem parte do Poder Executivo e os vereadores do Poder Legislativo.

Para o Executivo, a cada quatro anos nos municípios, temos a eleição dos prefeitos. Eles são os responsáveis por defender os interesses públicos municipais, articular politicamente com outras esferas do poder, realizar a aprovação, veto e elaboração de projetos de leis que estejam de acordo com a Câmara Municipal e com os interesses da população, dialogar com a sociedade em busca de parcerias junto à iniciativa privada e promover o acesso de todos a bens como segurança, saúde e educação.

Já o Legislativo também tem elegido pelos munícipes de forma direta a cada quatro anos os seus representantes que ocuparão as cadeiras nas Câmaras Municipais. Este Poder será a “ponte” entre o governo e a população. Além de ouvir as demandas que a comunidade possui, compete aos vereadores realizar a fiscalização dos atos do prefeito e de seus secretários. 

Tendo posse destas informações verificamos que só teremos uma profunda mudança na política quando a população passar a eleger prefeitos qualificados que tenham a mínima capacidade de nomear secretários aptos a exercerem o trabalho de suas secretarias, não sendo escolhidos apenas por critérios políticos, mas também técnicos. Tão importante faz-se também a escolha dos representantes das Câmaras Municipais que proporão leis que tragam mais qualidade de vida para todos. Esperamos então que políticos comprometidos com a coletividade aproveitem a oportunidade e façam em quatro anos aquilo que vemos muitos deles terem deixado a desejar em mandatos passados. 

Leia também: Quem ganhou as eleições norte americanas?