conecte-se conosco

Pensar Verde

Como pedir corte, poda e plantio de árvores em Paranaguá

Nesta semana faremos um serviço de utilidade pública

Publicado

em

Nesta semana faremos um serviço de utilidade pública. Citando o município de Paranaguá com as orientações sobre corte e poda de árvores, caso você more em outro local, consulte o site da prefeitura. Geralmente as orientações são as mesmas com mudança de formulários apenas.

Este serviço em Paranaguá recebe a gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Em nosso país, o manejo de árvores só é permitido após autorização de órgão público. Compete às prefeituras dispor de equipe profissional disponível para avaliações. Vale sempre a pena lembrar que as árvores são seres que nascem, crescem, se reproduzem e também morrem. Para mantermos a gestão da arborização urbana devemos além de ter um plano para isso, realizar o manejo adequado. Assim, além de mantermos a nossa cidade com as suas árvores saudáveis, conseguimos retirar os espécimes que podem cair e causar danos à população. Quando as árvores estão em local público, a obrigação de manejo é da prefeitura. Quando em local particular, obrigação do proprietário. Os formulários para corte ou poda estão disponíveis no site: https://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/meio-ambiente/corte-e-poda-de-arvores.

Agora se você pretende plantar uma árvore, também é necessário consultar os técnicos da SEMMA. Existe uma listagem de espécies recomendadas no site: https://www.paranagua.pr.gov.br/imgbank2/file/meio_ambiente/material-didatico. Com esta consulta você não correrá o risco de plantar uma espécie inadequada para a região. Como exemplo podemos citar que árvores que quando adultas são muito altas não devem ser plantadas próximo a postes de luz. Árvores que possuem raízes que crescem muito próximas da superfície também não são adequadas para calçadas, pois em algum momento o tráfego de pessoas pode ser prejudicado, em especial as pessoas com dificuldade de locomoção. 

Cabe ainda lembrar sobre as obrigações quando a destinação dos resíduos de poda ou corte. Quando estes são provenientes de área pública, a própria prefeitura se encarrega de recolher, transportar e encaminhar ao destino final. Já em locais particulares, compete ao proprietário, por lei, realizar todo o acompanhamento até o destino final. Realizar queima ou descarte irregular dos resíduos pode gerar multa.Enfim, espero termos orientado quanto aos procedimentos de corte, poda, plantio e destino de resíduos. Cuidar da vida é da nossa natureza!

Publicidade










plugins premium WordPress