Connect with us

Paraná Empreendedor

Políticas públicas para o desenvolvimento econômico

Políticas municipais de desenvolvimento econômico têm por objetivo o aumento da competitividade, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a atração de empresas para o dinamismo na geração de emprego e renda

Publicado

em

Políticas municipais de desenvolvimento econômico têm por objetivo o aumento da competitividade, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a atração de empresas para o dinamismo na geração de emprego e renda. São fundamentais para isso o estímulo ao ambiente de negócios e o apoio empreendedor, força motriz desse processo.

Nos últimos anos, ficou evidente a importância das micro e pequenas empresas para evolução de um processo de inclusão sustentável para geração de oportunidades.

É fundamental que o Poder Público atue para criar um ambiente de negócios que leve em conta as peculiaridades dessas categorias de empresas, para melhorar o desempenho das atividades econômicas e influir no desenvolvimento.

Nas cidades, é importante a articulação entre atores públicos e privados para atendimento de qualidade às pessoas nas áreas de infraestrutura, logística, educação/qualificação. Sem descuidar de questões básicas como acesso à saúde pública, moradia ou segurança pública.

Exigem atenção a facilitação para a abertura de empresas, a desburocratização e o acompanhamento dos indicadores socioeconômicos, fundamentais para ajustar políticas públicas.

No Paraná, instituições que representam o setor produtivo como Fecomércio, Fiep, Faep, Faciap (Associações Comerciais), Fetranspar e outras reúnem-se sistematicamente com entes públicos e contribuem com estratégias de apoio aos segmentos produtivos.

O Sebrae-PR, referência nacional e entidade da qual tive o privilégio de ser conselheiro, aponta ainda o crédito como necessidade premente do empresariado para melhorar a competitividade e a sustentabilidade de suas atividades.

O crédito com juros baixos e prazos alongados, disponível em especial nos bancos de desenvolvimento e agências de fomento, impactam no êxito dos negócios. Aliado a um ambiente favorável com empreendedores, dirigentes e empregados qualificados, é receita certa de desenvolvimento e sucesso.

Ao empreendedor, que investe dinheiro, tempo e suor em uma atividade econômica, impõe-se disciplina, determinação, competência e força de vontade. 

A eles parabéns!